Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Investimento em Terreno Garante Retorno & Outras Notas

Investimento em Terreno Garante Retorno & Outras Notas

INVESTIMENTO EM TERRENO GARANTE RETORNO
Terrenos são muito conhecidos como grandes geradores de riqueza, porque costumam se valorizar mais rapidamente. Mesmo a compra de terrenos em áreas menos visadas, pode proporcionar um ótimo retorno sobre o valor investido. É que os arredores das cidades crescem em um ritmo bastante acelerado e terrenos que hoje são considerados afastados demais podem, em pouco tempo, ganhar destaque em termos de localização. É só saber procurar.

AUMENTOU 53% AS RETOMADAS DE IMÓVEIS PELA CEF
O atraso no pagamento das prestações tem feito muitos mutuários perderem seus imóveis. Na Caixa Econômica Federal, que controla cerca de 70% do crédito imobiliário do País, o número de compradores que perderam o imóvel saltou 53% no ano passado. Em 2015, foram 13.137 unidades ofertadas em leilão por inadimplência nos financiamentos, contra 8.541 nos 12 meses anteriores. Desde 2010, esse aumento foi de 93%.

TROCA DE GOVERNO AMEDRONTOU COMPRADORES
Logo após a votação do impeachment, o portal imobiliário Viva Real realizou uma pesquisa para entender como o cenário político nacional está afetando o comportamento dos compradores. O levantamento mostrou que 39% dos consumidores que estão procurando imóveis, tiveram suas decisões influenciadas pela mudança de governo. Destes, 74% decidiram parar de procurar ou, então, comprar imóveis mais baratos.

IMÓVEL USADO É BOA OPÇÃO DE NEGÓCIO
Enquanto muita gente está atrás de um imóvel novo para morar, quem souber garimpar pode encontrar verdadeiras relíquias. Um imóvel usado também pode ser bem lapidado e até revendido por um valor bastante superior, em um curto espaço de tempo. Como hoje em dia existem milhares de imóveis disponíveis nas cidades brasileiras, é preciso que o comprador tenha olhos de investidor.

ALUGAR CASA PARA COMÉRCIO PODE VALER A PENA
Você já pensou que o seu imóvel pode estar sendo subutilizado? Em algumas situações, alugar um imóvel como residência pode ser um negócio ruim; mas, muitas vezes, esse mesmo patrimônio pode ser transformado num ambiente comercial, podendo ser locado por valor bem superior. Como normalmente o dono não se apercebe disso, uma boa assessoria imobiliária é fundamental.

JANELA DE VIDRO PODE VIRAR COISA DO PASSADO
Segundo a revista Super Interessante, a nova tendência construtiva promete ser madeira transparente. O material poderá ser usado em larga escala em janelas e em detalhes arquitetônicos, para melhorar a iluminação de ambientes e até gerar eletricidade, substituindo as tradicionais placas de energia. A invenção é de pesquisadores suecos, que conseguiram produzir uma lâmina de madeira que deixa passar 85% da luz.

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CONDOMINIAL
Como por força de lei, o comprador de uma unidade em edifício responde pelas dívidas do vendedor em relação ao condomínio, é indispensável que se exija a apresentação de uma declaração de inexistência de débitos do alienante, assinada pelo síndico ou seu representante, antes da formalização do negócio. E mesmo sendo legalmente possível, não se deve aceitar apenas a mera afirmação do vendedor que não há nenhuma dívida pendente.

A NECESSIDADE DO REGISTRO DAS ESCRITURAS
Enquanto uma escritura pública de compra e venda não é registrada no Ofício Imobiliário, o imóvel continua em nome do vendedor – situação que possibilita sua penhora e leilão por dívidas eventualmente deixadas pelo alienante. Mais: a depender da má-fé do vendedor, o mesmo imóvel ainda poderá ser vendido novamente a terceiro de boa-fé, o que resultará em litígio entre os adquirentes. Portanto, nada de postergar o registro da sua escritura.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …