Últimas Notícias
Home / Mercado / Investimentos / Investimentos em imóveis ainda valem a pena

Investimentos em imóveis ainda valem a pena

Mercado imobiliário na cidade de São PauloApesar do crescente endividamento das construtoras e incorporadoras, o preço do m² em São Paulo e no Rio de Janeiro continua a subir. Segundo o índice Fipe-Zap, a valorização no preço dos imóveis entre 2008 e 2011 chegou a 155,4% no Rio de Janeiro e 123,8% em São Paulo.

No entanto, compradores de imóveis reclamam do atraso na entrega das chaves. Este fato está se tornando uma constante, as queixas contra as incorporadoras via internet cresceram 581% em relação ao ano de 2009, no Procon houve alta de 113% nas reclamações, enquanto as vendas de apartamentos novos em São Paulo caíram 13% no mesmo período.

Segundo as próprias incorporadoras, a razão para isso é multifatorial. Parcerias pouco lucrativas com construtoras regionais, terceirização dos serviços fora da região sudeste, aumento no preço de materiais de construção, falta de mão-de-obra qualificada e o aumento nos salários dos profissionais da construção civil colaboraram para o quadro.

No ano passado as grandes incorporadoras começaram uma reestruturação. O ritmo no surgimento de novos empreendimentos diminuiu até 50%, parcerias regionais pouco lucrativas estão aos poucos sendo encerradas e a entrega dos empreendimentos que já estão em obras se tornaram prioridade.

Os especialistas apontam que apesar dos dados e das últimas notícias na imprensa, os lançamentos imobiliários ainda são um ótimo atrativo de investimento em relação a outros mercados como a bolsa de valores e que o preço do m² pode continuar a subir.

Sobre Administrador

Veja também

As vantagens e os riscos de investir em flats.

São Paulo – Os flats já trouxeram muita dor de cabeça aos investidores no início …

  • Acredito que o setor da construção e do investimento imobiliário só teriam a ganhar quanto mais investissem em construções sustentáveis, seja: no reuso do material descartado, no uso de materiais reciclados e alternativos, no melhor aproveitamento do material de construção, evitando o desperdício, seja na regionalização da mão de obra e dos contratos, enfim precisamos de novos paradigmas de desenvolvimento econômico e o setor da construção civil pode ser este sinalizador e alavancagem para outras empresas e negócios. Mostrar a viabilidade e a lucratividade de ser sustentável.

  • Marcelo Andrade

    Que Argumentos mais ingênuos são esses?
    Que tipo de especialista aconselha o não investimentos em imóveis por que o valor do metro quadrado continua a subir, se é exatamente na valorização da região que o investidor ganha seu lucro?

  • Pablo

    Investir em imoveis é a maior fria, acordem!!!!!
    A VSO em Porto Alegre esta em menos do que 5%.
    De cada 100 novos imoveis 5 são vendidos.

  • Henrique

    E em relação ao relatorio de estabilidade financeira BACEN que aponta a redução no preço dos imóveis?

    http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/Anthero_Meirelles_REF_21-3-2012.pdf