Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / IPTU Não Garante Propriedade Imobiliária & Outras Notas

IPTU Não Garante Propriedade Imobiliária & Outras Notas

IPTU NÃO GARANTE PROPRIEDADE DE IMÓVEL
Lembre-se: se você precisar saber quem é o dono de um imóvel, procure no cartório de imóveis e não na prefeitura. Um dos equívocos que ocorrem com maior frequência, é as pessoas confundirem a titularidade do IPTU com a propriedade do imóvel. O fato de alguém ter o IPTU lançado em seu nome no cadastro municipal, não significa que é o dono do imóvel.

A PRESENÇA FEMININA NA CORRETAGEM DE IMÓVEIS
Um dos ramos em que a presença feminina vem se destacando é o imobiliário. Segundo pesquisas, elas representam quase metade dos profissionais dessa área (48%). Esse destaque fica ainda mais evidente quando os números são comparados ao ano de 1.995, época em que as mulheres representavam apenas 8,3% dos corretores de imóveis.

OS QUATRO “P” DO MERCADO IMOBILIÁRIO
Os melhores produtos no mercado imobiliário são aqueles que o marketing considera como tendo 4 P’s (produto, preço, praça e promoção). O produto é o empreendimento imobiliário, preço é a política de valor praticada, praça é a localização e promoção são os esforços realizados para divulgação. Entre os “P’s”, o item localização ainda é o determinante no processo de compra.

BANCO DO BRASIL DESISTE DO MINHA CASA, MINHA VIDA
O Banco do Brasil decidiu que não mais financiará imóveis por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, devido ao elevado nível de inadimplência e ao retorno muito baixo. A meta do BB é deixar essas operações para a Caixa Econômica Federal, que tem estrutura melhor para lidar com o público de baixa renda. No crédito imobiliário, o BB se concentrará em financiamentos para a classe média e para o público de alta renda, considerados menos arriscados.

A MAIOR TORRE DO MUNDO FICARÁ EM DUBAI
O governo do Emirado de Dubai anunciou oficialmente o começo das obras de uma torre que, quando concluída, deve superar em altura o Burj Khalifa – arranha-céu inaugurado em 2010 como o mais alto do mundo. A construção será batizada como simplesmente “A Torre”. Estima-se que sua altura chegue a 1.000 metros e que seu custo alcance um bilhão de dólares.

É DIFÍCIL A VENDA DE IMÓVEL MAL CONSERVADO
Quando as pessoas visitam um imóvel pensando em comprá-lo, gostam de se imaginar morando no local; por isso, a primeira impressão é a que fica. Assim, manter um imóvel à venda bem cuidado é muito importante, e isso vale tanto para o interior como para o exterior do imóvel. Dificilmente alguém receberá uma boa proposta para um imóvel deteriorado.

NOVO SINAL DE RECUPERAÇÃO DAS VENDAS DE IMÓVEIS
Novos sinais da recuperação do setor imobiliário começam a aparecer. Em agosto, as vendas de imóveis usados na cidade de São Paulo cresceram 36,89% em relação a julho, conforme pesquisa divulgada pelo CRECI-SP. A maioria dos compradores (51,58%) pagou à vista e não houve nenhuma alienação com preço parcelado diretamente pelos proprietários.

RECONHECIDO DIREITO DE TRANSPORTE DE ÁGUA POR IMÓVEL VIZINHO
O Superior Tribunal de Justiça manteve decisão do Tribunal de Justiça gaúcho que reconheceu o direito de condução de água por terreno alheio, mediante prévia indenização ao proprietário. O STJ destacou que o direito à água é inerente à compreensão da função social da propriedade, podendo, por esse motivo, ser compreendido como um verdadeiro direito de vizinhança sob a ótica do direito civil. Como consequência, o aproveitamento dessa riqueza natural deve ser franqueado aos donos de imóveis abastecidos ou não por tal recurso.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …