Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Jardins Verticais Começam a Ganhar as Cidades & Outras Notas

Jardins Verticais Começam a Ganhar as Cidades & Outras Notas

JARDINS VERTICAIS COMEÇAM A GANHAR AS CIDADES
Uma alternativa à escassez de áreas verdes nas cidades, tem sido a utilização das fachadas cegas de prédios para a construção de enormes jardins verticais. O potencial de rearborização, devolvendo o verde ao cenário urbano é imenso. Um ponto interessante desses jardins é que eles são plenamente sustentáveis: seus sistemas de irrigação se utilizam de água da chuva para se alimentar de maneira inteligente.

CONDOMÍNIO ATRASADO PODE SER NEGOCIADO COMO RECEBÍVEL
Transtorno para moradores e síndicos, as contas de condomínio atrasadas passaram a ser fonte de lucro para um segmento da economia: empresas especializadas compram dos condomínios os direitos sobre créditos vencidos. O procedimento se assemelha ao da antecipação de recebíveis que os bancos costumam financiar. Por exemplo, fornecedores que faturam vendas em 40 dias, antecipam o recebimento, pagando juros ao banco, que lucra quando o comprador do fornecedor pagar a fatura no vencimento normal.

EM QUE CASOS SÃO DEVIDAS AS TAXAS DE FORO E LAUDÊMIO ?
Muita gente sonha com um apartamento em frente à praia, com vista para o mar, mas a localização privilegiada tem seu preço – que vai além do valor necessário à compra do imóvel. Também é preciso pagar uma “pensão” anual, chamada de foro ou taxa de ocupação. Além disso, ao vender esse imóvel, paga-se mais um tributo: o laudêmio. Essas cobranças são um resquício do período imperial, mas ainda são mantidas pelo governo.

FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DOS APARTAMENTOS
Pesquisa realizada demonstrou que localização (25%), segurança (15%) e vaga de garagem (15%) são os principais atrativos para os compradores de apartamentos. A seguir vêm áreas de lazer (10%), elevador (9%), face para o Sol (7%), andar (6%), varanda (5%), vista (4%) e infraestrutura de tecnologia (4%). Não foi perguntado aos entrevistados sobre a aparência do edifício.

JURO MENOR E CONCORRÊNCIA DEVEM AMPLIAR CRÉDITO A IMÓVEIS
Inflação baixa, juros básicos em queda, perspectiva de maior captação líquida da poupança, melhora gradual nas taxas de desemprego e da atividade econômica: a soma desses fatores deve ajudar na retomada do crédito para a casa própria, com recursos da poupança. A projeção da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança para 2018, é de expansão de 10%.

TROCA DA CENTRAL DE INTERFONES É DESPESA EXTRAORDINÁRIA
A troca do sistema/central de interfones é considerada despesa extraordinária, devendo ser custeada, portanto, pelo locador, já que se trata de obra destinada a repor as condições de habitabilidade do prédio. Porém, se ficar comprovado que o dano ocorreu em decorrência de mau uso do equipamento na unidade alugada, quem paga o conserto é o inquilino.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Deve Reduzir Juros Para Imóveis & Outras Notas

CAIXA DEVE REDUZIR JUROS NOS EMPRÉSTIMOS HABITACIONAIS Ainda no mês de março, a Caixa Econômica …