Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Mais Dinheiro Para os Financiamentos & Outras Notas

Mais Dinheiro Para os Financiamentos & Outras Notas

MAIS DINHEIRO PARA OS FINANCIAMENTOS
Os mutuários que contribuem para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço terão mais uma opção para o financiamento da casa própria. A Caixa Econômica Federal tem disponível R$ 4 bilhões para liberar até o fim do ano na linha de crédito imobiliário pró-cotista, criada pelo Conselho Curador do FGTS. Outro R$ 1 bilhão nessa modalidade será desembolsado pelo Banco do Brasil.

LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS AUMENTARAM EM MAIO
Os lançamentos de imóveis no Brasil saltaram 218,5% em maio ante o mesmo mês de 2015, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Mobiliárias. No acumulado do ano, os lançamentos subiram 24,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento foi puxado pelo segmento econômico, uma vez que o consumidor deste tipo de empreendimento faz a decisão de compra baseada na necessidade e não na conveniência.

MEDIÇÃO INDIVIDUAL DE ÁGUA SERÁ OBRIGATÓRIA
Todos os edifícios que vierem a ser construídos a partir de 2021, estarão obrigados a adotar padrões de sustentabilidade ambiental que envolvam, entre outros pontos, a medição individualizada de consumo de água. Assim, no futuro não haverá mais a medição coletiva, realizada atualmente na maioria dos prédios, e cada unidade condominial pagará apenas o que seus ocupantes efetivamente consumirem.

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL JÁ É UMA REALIDADE
Algumas casas já contam com um sistema de automação residencial tão sofisticado, que seus moradores manejam à distância coisas como câmaras, temperatura do ar, nível de iluminação, aquecimento da água e tudo o mais que se puder imaginar. A combinação de internet de alta velocidade com bons aparelhos, pode transformar seu imóvel num ambiente altamente tecnológico.

INGRATIDÃO DO BENEFICIÁRIO PODE ANULAR DOAÇÃO
O Superior Tribunal de Justiça decidiu ser possível revogar a doação de um imóvel com fundamento na ingratidão dos donatários, que ofenderam a integridade psíquica do doador. Para o STJ, a injúria a que se refere o Código Civil envolve o campo da moral, revelada por meio de tratamento inadequado, tais como o descaso, a indiferença e a omissão de socorro às necessidades elementares do doador.

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS
Responsabilidade civil é a obrigação que uma pessoa tem de reparar um dano causado a outra, que pode ser de origem patrimonial ou não. A lei estabelece quem e em quais situações e condições uma pessoa fica obrigada a reparar o dano – entre elas o corretor de imóveis. Como o Código Civil determina que o corretor imobiliário deve executar seu trabalho com diligência e prudência, cabe a ele investigar o imóvel e os envolvidos na negociação, prestando aos contratantes todas as informações relevantes que encontrar.

PROCURE O FINANCIAMENTO CERTO PARA VOCÊ
Para quem que não tem condição de comprar um imóvel à vista e quer se mudar o quanto antes, o financiamento habitacional é a única opção. Nesse caso, a orientação é pesquisar as alternativas em diferentes bancos – de preferência naqueles onde você tem bom relacionamento – e pechinchar, pois em empréstimos de longo prazo uma diferença de meio ponto percentual significa milhares de reais.

COMO ALUGAR UM IMÓVEL SEM FIADOR
Se você está querendo locar um imóvel e não tem fiador (ou não quer pedir fiança a ninguém), existem alternativas. As mais aceitas, atualmente, são o seguro de fiança e o título de capitalização. No seguro, você paga um valor anual para a seguradora garantir suas obrigações – mas não pode estar com o nome negativado; na capitalização, é feito um investimento num título de baixo rendimento, em montante igual a doze aluguéis, que fica vinculado à locação.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …