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Marketing Imobiliário – iniciativas arrojadas

Diretor da byBrazil Balonismo, Enrico Dias conta que a empresa tem sido uma opção para as construtoras que buscam novas formas de atrair compradores, principalmente por meio do marketing de experiência. “Entre as ações recentemente adotadas está o voo cativo de balão, em que o objeto de 29 metros de altura fica ancorado ao chão.”

A experiência possibilita que futuros compradores tenham uma vista aérea da região onde está localizado o empreendimento. “Trata-se de uma nova ação de relacionamento, o marketing de experiência, na qual se trabalha o lado emocional dos compradores, fazendo com que a venda fique mais fácil de ser concretizada”, acredita Enrico Dias.

Diretor comercial da Top 10 Marketing e Promoção, Fabiano Carreira diz que, além de voos de balão, helicóptero é usado para retratar a visão que o cliente terá da janela de seu apartamento. Mas essas não são as únicas opções para divertimento dos compradores em potencial. “Em recente lançamento realizado para a Construtora Habitare, disponibilizamos um sistema interativo de diversão e informação com o público”, conta.

Fabiano Carreira explica que a ação de marketing consistia em projetar o movimento das pessoas e inserir imagens em alta resolução e som sincronizado, tornando a experiência estimulante de movimento e diversão. “Totalmente lúdico, incluía animações, aplicativos de vídeo, som e gráfica de alta qualidade.”

As ações promocionais incluem iniciativas arrojadas para o segmento. A campanha de divulgação de um empreendimento da Marítima Engenharia, por exemplo, contou com um evento de lançamento que teve uma megaestrutura montada no terreno do imóvel. Segundo Fabiano Carreira, no local, que incluía espaço kids, havia DJ e serviço de bufê. “Com essa ação, buscamos despertar no local a qualidade de vida proporcionada aos futuros moradores.”

O diretor comercial da Top 10 diz que as novas ferramentas de marketing foram criadas devido ao seu impacto junto aos clientes. Daí o emprego do marketing de experiência, que possibilita a criação de oportunidades para que as construtoras interajam com o consumidor. “E, assim, proporcionar, por meio de ações promocionais, experiências que terão impacto nas vendas, na motivação dos funcionários e na fidelização dos clientes”, ressalta Fabiano.

Para Dilson Silva, gerente comercial da Região Sudeste da Direcional, a tática adotada pela empresa é muito eficaz nas vendas. O sucesso também é garantido porque não se trata de sorteio e a premiação é garantida, o que atrai o consumidor. “Muitos clientes são, de fato, ativados pelo brinde. Praticamente, triplicamos os acessos aos nossos canais, com procura referente aos produtos que estão sendo premiados.”

FACILITADOR

A demanda das construtoras pela divulgação diferenciada tem sido tanta que o diretor da byBrazil Balonismo conta que 80% dos orçamentos da empresa são para atender a esse filão de mercado. Enrico acredita que as ações reforçam a marca com estratégias inovadoras. “Além disso, valoriza ainda mais o local em que está localizado o escritório/showroom da empresa, sendo um facilitador para o crescimento das vendas.”

Gerente geral da Even Construtora em Minas Gerais, Marcelo Dzik confirma a importância da realização de eventos e iniciativas para reforço da marca. Para promover os produtos, ele diz que a empresa procura compor um mix de oportunidades de negócios que envolve preços e condições diferenciados, oportunidade de personalização, presentes, entre outros. “Combinados a momentos que proporcionem condições em que o cliente possa conhecer melhor a Even, o produto que está adquirindo e todas as suas vantagens.”

Para escolher qual estratégia será utilizada, Marcelo conta que há todo um trabalho de identificação do público-alvo da ação. “Iniciamos o planejamento selecionando o público adequado e criando ações que vão impactá-lo direta e objetivamente, de acordo com seu perfil, necessidades e expectativas.”

E o retorno é muito positivo, com a fidelização de clientes e incentivo às vendas, de acordo com o gerente geral da Even. “As estratégias estão sendo adotadas aqui desde que a empresa iniciou suas atividades em Minas Gerais, em 2007, e os resultados são mensurados com base no aumento da procura dos clientes.”

PRAZER

Apesar de não ser uma novidade no mercado imobiliário, as estratégias promocionais acompanham o movimento da sociedade. “Se nos anos 1980 e 1990 os brindes vinham em forma de produtos, vales e viagens, agora estamos sob o reino do prazer”, reitera o diretor da Top 10.

Com a forte concorrência e a diversidade de formas de divulgação, é preciso estar sempre em busca de um diferencial para chamar a atenção do comprador. “O foco nas ações não é mais novidade e o que faz a diferença para o consumidor ainda são as ideias criativas. Cada vez mais entendemos que repetir ações de sucesso nem sempre é o melhor caminho”, observa.

Fonte: LugarCerto-Uai

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