Últimas Notícias
Home / Mercado / Marketing / Marketing imobiliário: Uma profissão com muitos desafios e oportunidades

Marketing imobiliário: Uma profissão com muitos desafios e oportunidades

Mariana Ferronato
Mariana Ferronato é gerente de marketing na Imobiliária Ducati e idealizadora do blog Marketingimob.com

Profissionais de marketing, sejamos honestos, ninguém inicia sua vida acadêmica sonhando em trabalhar no mercado imobiliário. Entramos por acaso (pelo menos boa parte). Tudo bem que o mercado imobiliário é “a bola da vez”, mas mesmo assim, dá para contar nos dedos as empresas realmente “inspiradoras” de nosso setor, aquela empresa que você quando estudante pensa: “um dia quero trabalhar nela”. Para quem não vive no centro do país, mais difícil ainda. Sei que muitos podem não concordar, mas a minha opinião é formada quanto a isto, imobiliárias e construtoras ainda não despertam o desejo do profissional de nossa área.

E quem entra, tem que gostar, não é qualquer um que aguenta… Trabalhar no marketing de uma empresa do setor, diretamente com diretores, gerentes, superintendentes e corretores, profissionais com perfis dos mais diversos tipos, e marcado pelo seu extremo imediatismo, não é fácil! E a gente do marketing tem que atendê-los não é mesmo? Pode ser uma simples apresentação que um corretor quer inserir seu nome, e você tem centenas de coisas para fazer, e diversas prioridades, mas você tem que fazer a apresentação dele. Esta simples peça será a razão do contato com o cliente e uma possível venda. Bom para a empresa, bom para o corretor, e ruim para você, que vive na pressão. Ruim? Quem trabalha no marketing de uma empresa imobiliária tem que saber trabalhar sob pressão. É pré-requisito básico. Você que é profissional de marketing imobiliário sabe o que é isso. E nós gostamos, não é mesmo? A cada semana um novo produto para comercializar, uma nova estratégia, uma nova campanha, enfim, algo novo que você tem que resolver com o grande desafio de não esquecer as tarefas que ficaram para trás.

Toda esta reflexão começou pois dias atrás perdi dois assistentes muito próximos, e com um talento gigantesco, que foram para outros setores em busca de novos desafios. Então percebi que desde minha experiência com marketing de construtoras e imobiliárias, já tive 18 colegas na área (isto é muito se levarmos em consideração que os departamentos de marketing das empresas de Porto Alegre não possuem tantas pessoas assim). Todos estes meus 18 colegas, saíram do segmento, sem exceção alguma. Do mais jovem, ao mais experiente, do estagiário ao coordenador. Todos… Motivos? Gestores que não estimulavam o aprendizado no ambiente de trabalho – ausência de novos desafios – falta de reconhecimento – falta de plano de carreira definido. Tudo aquilo que esta nova geração que habita os locais de trabalho não quer, desta forma, como ficar no mercado? Como o mercado terá a chance de conquistar novos bons profissionais de marketing?

Ser um gestor de marketing, com o desafio de reter, e transformar sua equipe em amantes do mercado imobiliário é um árdua tarefa, que deve ser prioridade em nosso dia-a-dia (ainda mais levando em consideração o cenário que mencionei acima).

Tenho 25 anos, faço parte desta geração inquieta que busca desafios a cada momento, mas acredito sim no potencial do mercado imobiliário em alavancar a carreira de muitos profissionais. É justamente pelo fato do mercado ainda não “parecer” ser tão atrativo assim, que os bons profissionais de marketing possuem um amplo espaço para se destacar. Como escrevi no título do artigo, temos muitos desafios, mas também é um campo de muitas oportunidades, cabe agarrar a sua…

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …

  • Carolina

    Olá Mariana, 
    Me identifiquei muito com suas reflexões, realmente  a área é atrativa se consideramos as perspectivas do mercado, mas os profissionais de marketing e comunicação não conseguem enxergar essa oportunidade. O marketing imobiliário tem seu mundo particular, com suas regras e seu imediatismo. O trabalho sobre pressão é constante, o prazo é curto e a cobrança por resultado é intenso. 

    Atuo numa agência de publicidade no Rio como fornecedora de uma grande construtora, gosto muito do meu trabalho e tenho interesse em me desenvolver na área, mas entre meus colegas de trabalho sou vista como louca. Costumo ouvir " Como vc pode gostar de imobiliário?". A área é realmente fica a margem da Comunicação e do Marketing.

    Com quase 2 anos atuando na área, já me despedi de muitos colegas que foram buscar outros desafios em outros segmentos. Realmente reter esse profissionais é difícil, além de bons salários, que é raro na área, torná-los apaixonados pelo segmento é o caminho.

    O que me faz querer continuar na área é entender que meu trabalho ajuda milhares de pessoas a conquistar o seu cantinho, seu lar, onde constroem seus projetos. É o lugar onde a vida acontece.

    Beijos

  • O mercado imobiliário precisa ser tratado com carinho, pelos profissionais do marketing pois estamos falando do mercado mais importante da vida do ser humano, morar é sagrado e deve ser tratado com respeito, nossos profissionais são os mais criativos do mundo e vejo que no mercado imobiliário falta criatividade para as campanhas, mas tenho certeza que quando se aprender a gostar desse mercado as idéias vão nascer em ritmo frenético …

  • Guarda Móveis SP

    Oi, Mariana!
    Gostei do seu blog. Acredito que esse é um desafio grande que o mercado tem pela frente.

  • Elvis

    Ei, Mariana!
    Estou entrando no mercado imobiliário como corretor de imóveis, para ter encontrado seu post, sem dúvidas eu estava procurando algo que me abrisse a mente sobre o mercado. Adorei suas palavras, são estimulantes, gostaria de saber se você tem alguma dica para novos talentos, assim como eu.

    Obrigado!

  • Olá Mariana,
    é interessante seu ponto de vista, de como os marketeros acabam descobrindo ou entrando no ramo imobiliário por acaso. É verdade em muitos caso, mas também é verdade em quase todos os ramos. Eu sou da área de marketing, por formação, e da área de informática, por vocação, ou paixão. O que noto é que com o marketing, conseguimos trabalhar qualquer área, mas é no ramo imobiliário que parecem existir alguns desafios muito interessantes. Desenvolver um produto (imóveis) que todo o mundo conhece, e que todo o mundo deseja, e que está na base da pirâmide de maslow como necessidade básica para suplantar a necessidade de segurança, e que ao mesmo tempo se apresenta num estado de promoção social é algo que apresenta um desafio muito grande. Outro fator que saliento é a grande concorrência, dai muita gente do marketing desistir deste ramo. Vender imóveis é algo que é preciso mais do que simplesmente a promoção de um local para viver. É necessário perceber o cliente e as suas necessidades, isto se formos capazes de superar a concorrência. Existe quem diga que os vendedores comissionistas são pessoas que não gostam de compromissos, mas ser comissionista tem muito mais do que a ausência de compromissos. É um desafio diário, ao contrário do que você refere no seu artigo. É saber perceber quais as tendências do mercado e saber encontrar o imóvel certo para o cliente certo. O que acontece muitas vezes com as pessoas da nossa área de conhecimento é que não entendem bem o que têm para fazer, e acabam por ser superados por corretores imobiliários que simplesmente seguem a sua experiência e “sentido” para conseguir o sucesso… e conseguem! O Segredo é querer servir bem. Fazer marketing é saber compreender o cliente e conseguir o mais fácil. Fazer o cliente devolver um verdadeiro sorriso de satisfação quando adquire o imóvel que nós recomendamos para ele. É compreender as suas necessidades quando compra seu imóvel… Na semana passada tivemos uma experiência fantástica. Um cliente, que adquiriu um apartamento em um lançamento que estamos comercializando em Florianópolis, o Elza Momm, foi ao escritório da nossa imobiliária convidar o corretor responsável pela venda para a festa de inauguração de seu apartamento. Este é o verdadeiro marketing, criar clientes satisfeitos. Quando atingimos isso, ganhamos toda a força para continuar a vencer… Essa é a diferença entre ser consultor imobiliário ou ser vendedor imobiliário

    As imobiliárias só conseguem isso quando perceberem que o ramo imobiliário não é apenas vender imóveis… é conseguir entender o que os clientes necessitam e fazer com que saiam felizes da compra, para que voltem ou recomendem a nossa imobiliária a seus amigos.

  • Olá Mariana, sábias palavras e ótima reflexão. Sou maquetista e lido com os profissionais de marketing imobiliário, é bastante pressão mesmo. parabens pelo blog!
    Para aliviar um pouco de seus problemas…estamos a sua disposição para construção de maquete fisica.kkk
    Muito sucesso a todos!!!

  • sergioborges

    Olá!

    Preciso retirar um comentário daqui, como faço?

    • Administrador

      por favor envie um email para webmaster@forumimobiliario indicando o post e o comentário a ser deletado