Últimas Notícias

Matrícula e CCM

Caros, gostaria de saber qual finalidade da imobiliária pedir Matrícula e Cadastro do Imóvel para fazer um anúncio de venda. Por favor, poderia informar?

 

Sobre Administrador

Veja também

Abuso ou Direito ?

Bom dia pessoal, estou aqui em busca de informações para procedimento… Estou tendo problemas com …

  • Olá Otávio,

    a matrícula é como o RG do imóvel, ela identifica dados básicos, o proprietário e eventuais pendências. O cadastro registra dados gerais do imóvel, que serão informados aos clientes. Acho que a exigência da imobiliária é normal.

    A sua estranheza deve ser porque o mercado está tão avacalhado, mas tão avacalhado que as pessoas acham que podem passar por uma imobiliária e dar um aviso de “anuncia aí”, sem mais detalhes, para o trabalho de vendas começar.

    Talvez você até encontre alguns corretores que trabalham assim (sem essas exigências), mas eu não confiaria muito neste tipo de serviço.

    Eu sou um ex-corretor de imóveis (atualmente analista de webmarketing), mas quando exercia a função exigia a matrícula, o cadastro do imóvel, o cadastro do proprietário, fotos tiradas por mim, e em 100% das vezes o CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA COM EXCLUSIVIDADE. NUNCA anunciei um imóvel sem esses dados.

    Ok?

  • Claudia Netto

    Perfeita a sua resposta, José Ruiz! Deveria voltar ao Mercado Imobiliário que está carente de profissionais que trabalham com ética. Com tantos golpes hoje em dia, o proprietário fica inseguro para expor a documentação do imóvel, mas o que muitos não sabem é que a matrícula do imóvel é um documento público que qualquer pessoa pode consultar no Cartório de Registro de Imóveis.