Últimas Notícias
Home / Mercado / Marketing / Mercado imobiliário de Manaus, Amazonas

Mercado imobiliário de Manaus, Amazonas

Manaus, AmazonasO crescimento do ramo imobiliário em Manaus, Amazonas, salta aos olhos de moradores e visitantes da cidade. A construção civil passou a ser uma das principais atividades econômicas em Manaus depois da indústria de transformação na Zona Franca. Em 2007, o município licenciou 4,4 milhões de metros quadrados de obras na construção civil, número 76% maior do que o registrado em 2005, de 2,5 milhões de metros quadrados.

Manaus, capital do AmazonasO crescimento da construção civil se deve ao bom momento da economia, que aumentou o consumo dos bens produzidos pelo Pólo Industrial de Manaus, turbinado ainda pela perspectiva da Copa do Mundo de 2014 e o conseqüente aquecimento do ramo imobiliário, que viria a ganhar novos investimentos e atrativos para melhorar a qualidade habitacional da capital amazonense. Grandes construtoras nacionais, como Cyrela, Gafisa e Abyara, se instalaram em Manaus.

O grupo português Sonae Sierra Brasil constrói um shopping center em Manaus, o Manauara Shopping, com investimento de R$ 175 milhões. O início da operação do shopping, que terá 43 mil metros quadrados de área bruta locável e 262 lojas, está previsto para março de 2009.

Situada à margem dos maiores rios do mundo, Manaus enfrenta historicamente graves problemas de abastecimento de água. Dos cerca de 2 milhões de habitantes, 250 mil são abastecidos de forma precária. O Estado também desenvolve um programa de saneamento de igarapés. Mas uma das obras que mais chamam a atenção, no momento, em Manaus, é a construção de uma ponte com cerca 3,5 quilômetros de extensão sobre o rio Negro que ligará Manaus a Iranduba e de lá até Manacapuru.
A ponte integra o projeto de desenvolvimento econômico e social do Amazonas, que conta com financiamento do BNDES e contrapartidas do governo do Estado. O projeto de desenvolvimento, incluindo a ponte, prevê investimentos de R$ 576 milhões. A ponte permitirá levar o desenvolvimento de Manaus para o outro lado do rio Negro e facilitará o escoamento de produtos locais via transporte multimodal (fluvial e rodoviário).

Existem oficialmente em Manaus, 76 bairros. Recentemente novos bairros foram formados, como os bairros Nova Cidade, Amazonino Mendes, Parque Riachuelo e Comunidade São Pedro. Alguns bairros das Zonas Norte, Leste e Oeste formaram-se por invasões de pessoas, a maioria migrantes vindos de diversas áreas do país. De todos os bairros de Manaus, destaca-se a Cidade Nova, que além de ser o maior bairro da cidade, possui o maior colégio eleitoral de todos os bairros, com mais de 210 mil moradores, está colocado como o terceiro maior bairro do Brasil e a maioria de seus moradores são migrantes vindos do Sul e Sudeste.

Dados interessantes:

  • Nona cidade brasileira em população, com 1.644.690 habitantes (estimativa 2005);
  • Maior cidade brasileira em população, consideradas as Regiões Norte e Centro-Oeste;
  • A maior cidade da Amazônia – representa sozinha 10,89% de toda a população da região Norte e 49,9% de toda a população do Estado do Amazonas;
  • Manaus cresce 10% acima da média de crescimento das capitais brasileiras;
  • Manaus é responsável por 98% da economia do Estado do Amazonas, enquanto este responde por 55% da economia da Região Norte;
  • Manaus detém 78,2% da economia e 63,6% de todos os tributos da Região Norte;
  • Melhor cidade do norte brasileiro para fazer negócios (Revista Exame);
  • Na saúde, a mortalidade infantil é de 22,7 por mil habitantes, enquanto a média nacional é de 29,2 por mil habitantes.

Sobre Administrador

Veja também

drone

A utilização dos drones para divulgar imóveis

As ferramentas tecnológicas são recursos que estão sendo grandes aliados para o mercado imobiliário, com …