Últimas Notícias
Home / Mercado / Marketing / Mercado Imobiliário no Rio Grande do Sul

Mercado Imobiliário no Rio Grande do Sul

Porto Alegre, Rio Grande do SulO mercado imobiliário do Rio Grande do Sul segue o intenso ritmo de crescimento observado em outras regiões do país. A taxa de velocidade de vendas de imóveis novos em Porto Alegre (quantidade de imóveis vendidos em relação à oferta) foi de 20,68% em abril deste ano, resultado significativamente superior ao registrado no mesmo período de 2007, quando a taxa atingiu 7,54% (segundo pesquisa do Sinduscon-RS). A velocidade de vendas média do 1º quadrimestre de 2008 é de 14,14%, contra 6,56% registrada em igual período do ano passado. Em 12 meses, até maio último, o número de lançamentos na região metropolitana de Porto Alegre subiu 203%, em comparação com o período anterior, somando 6.324 unidades. No mesmo período foram vendidas 6.184 unidades, crescimento de 160%. Os resultados são acompanhados do aumento do emprego na construção civil, de 10% em seis meses.

 

Cidade de Porto Alegre

 

Com características européias, o Rio Grande do Sul apresenta um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com pouco mais de 3% do território brasileiro, o estado abriga 6% da população, com alta qualidade de vida, gera um PIB de US$ 72 bilhões, é o maior produtor de grãos, o segundo pólo comercial e o segundo pólo da indústria de transformação nacional. Segundo critérios da Organização das Nações Unidas, o IDH gaúcho é de 0,869, reflexo da menor mortalidade infantil do Brasil, das altas taxas de alfabetização (90,5%) e excelentes condições de saneamento básico e saúde. Essa realidade associada às boas condições de estradas, telecomunicações e energia e aos programas oferecidos pelo governo estadual tornam o Rio Grande do Sul o campeão em atração de investimentos nacionais e internacionais.
O Rio Grande do Sul possui 496 municípios, Entre os principais, com altos índices de densidade demográfica e participação na composição econômica do Estado, estão a capital Porto Alegre, Canoas (na região metropolitana), Caxias do Sul (principal cidade do pólo metal-mecânico na região serrana), Santa Maria (no centro do Estado); Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana (na fronteira com a Argentina). Os municípios de Canela e Gramado são destaques turísticos.

Colonizado por povos de diferentes culturas e costumes, como portugueses, espanhóis, alemães e italianos, sua gente se caracteriza por um passado de lutas, de guerras, na defesa de seus interesses e território, o que fez do gaúcho um dos povos mais politizados e marcantes do país. Uma das características mais interessantes é a agricultura familiar em minifúndios, em contraponto aos latifúndios do nordeste (melhor distribuição da terra e melhor IDH), sem prejuízo para a alta produtividade gaúcha, inclusive com exportação de tecnologia para todo o Brasil. De um modo geral são alegres, bastante amáveis e voltados para o trabalho . As tradições de seus colonizadores, principalmente alemães e italianos, são muito cultuadas no Estado, e em muitas cidades é comum ouvir nas ruas a população se comunicar em italiano ou alemão. Por ser um povo que migra muito (pode se dizer que os gaúchos estão re-colonizando boa parte do Centro Oeste e Norte do país), os CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) se espalharam por todo o Brasil, levando consigo a cultura do churrasco, do chimarrão e das danças folclóricas.

Sobre Administrador

Veja também

drone

A utilização dos drones para divulgar imóveis

As ferramentas tecnológicas são recursos que estão sendo grandes aliados para o mercado imobiliário, com …