Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

MINHA CASA, MINHA VIDA TEM NOVAS REGRAS
A Portaria nº 160 do Ministério das Cidades alterou as regras para construções de novas moradias dentro do programa Minha Casa, Minha Vida – o que poderá acarretar aumento do desemprego e no valor dos imóveis. A norma, válida a partir de 1º de janeiro de 2017, proíbe edificações em ruas sem pavimentação asfáltica e que pessoas físicas construam para vendê-las.

SETOR IMOBILIÁRIO ACREDITA NO AQUECIMENTO DAS VENDAS
Os empresários do mercado imobiliário estão percebendo um aquecimento nas vendas. O consumidor, que reprimiu a demanda por imóveis nos últimos dois anos, começa novamente a pesquisa com intenção de compra no curto e médio prazo, motivado por expectativas positivas para o futuro da economia brasileira. Construtoras e incorporadoras já trabalham com a estimativa de retomada do crescimento econômico, que refletirá positivamente no setor.

CADE INSTAURA PROCESSO CONTRA COFECI E CRECIS
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica instaurou um processo administrativo contra o Conselho Federal de Corretores de Imóveis e contra 22 conselhos regionais por prática anticompetitiva. Segundo o Cade, há indícios de que corretores são obrigados a respeitar uma tabela de honorários e a contratar serviços com exclusividade, o que prejudica consumidores e também corretores que buscam a livre negociação.

BOLETOS DE CONDOMÍNIO DEVERÃO SER REGISTRADOS
Decisão do Banco Central determina que, a partir de janeiro de 2017, todos os boletos bancários de pagamento de condomínios deverão ser “registrados”. Isto significa que os boletos deverão conter nome completo de quem vai pagar o condomínio, identificação do banco destinatário, nome completo, endereço e CPF ou CNPJ de quem vai receber, valor do pagamento, data de vencimento e, quando houver, as condições do desconto.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TERÃO PROGRAMA DE CRÉDITO
Deverá ser lançado no próximo dia 9 de novembro um programa do Governo Federal visando subsidiar a reforma do imóvel de famílias de baixa renda. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas especula-se que será aberto um crédito de até R$ 5 mil para a compra de materiais de construção, para as famílias com renda de até R$ 1.800,00.

LANÇADA UMA NOVA OPÇÃO DE CASA MÓVEL
Opções de casas móveis vêm ganhando relevância por todo o mundo. Um escritório de arquitetura criou uma pequena casa pré-fabricada, que pode ser montada e desmontada em quatro horas e levada para onde seu dono quiser. Sua estrutura resistente permite que ela seja erguida sobre superfícies diferentes, sem a necessidade de fundações. Como a casa é modular, pode ser configurada para criar um espaço maior.

HOMENS SOLTEIROS SÃO MAIORIA ENTRE OS COMPRADORES
Pesquisa realizada pela Lopes chegou a uma conclusão até certo ponto surpreendente: homens solteiros, entre 36 e 43 anos de idade, são os principais compradores de imóveis. Na sequência, aparecem casais e mulheres. A predominância masculina é maior em Florianópolis (87%) e menor no Distrito Federal (58%). As profissões predominantes são empresário e engenheiro.

A PORTABILIDADE DOS FINANCIAMENTOS HABITACIONAIS
Estão em pleno vigor as regras que regulam a portabilidade dos financiamentos imobiliários. Isso significa que se você conseguir que um banco lhe cobre juros menores do que aqueles que você está pagando onde contratou seu mútuo habitacional, poderá solicitar a transferência do empréstimo para o novo banco. Não é possível, porém, aumentar o prazo ou alterar o sistema de amortização.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Vendas Voltam a Subir Após Crise Política & Outras Notas

VENDA DE IMÓVEIS VOLTA A SUBIR APÓS CRISE POLÍTICA A última crise política causou um …