Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Momento Ideal Para a Compra da Casa Própria & Outras Notas

Momento Ideal Para a Compra da Casa Própria & Outras Notas

MOMENTO IDEAL PARA A COMPRA DA CASA PRÓPRIA
Depois de dois anos em queda, por conta da retração do poder de compra do consumidor e também do crédito, este pode ser o momento perfeito para quem está a fim de adquirir um imóvel. Isso porque o processo de retomada da economia, embora lento e gradual, deve provocar alguma elevação nos preços deste tipo de patrimônio a partir do ano que vem.

ABECIP PREVÊ MAIOR RECUPERAÇÃO DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO
Após dois anos seguidos de queda, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança prevê uma recuperação do crédito imobiliário em 2017. A expectativa da entidade é que os estoques de imóveis novos não vendidos caiam gradualmente, motivando as empresas de incorporação imobiliária a retomar os lançamentos de novos projetos.

COMPANHEIRO SOBREVIVENTE PODERÁ FICAR ONDE MORA
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura ao companheiro sobrevivente o direito de continuar morando no imóvel destinado à residência da família. Pelo texto, o “direito real” de habitação sobre o imóvel deve perdurar enquanto o companheiro viver e não constituir nova união estável ou casamento, desde que o imóvel seja o único bem de moradia a ser inventariado.

TIPOS DE GARANTIA NOS FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS
Nos financiamentos imobiliários, existem basicamente dois tipos de garantia: a hipotecária e a alienação fiduciária. A principal diferença entre elas, para quem está inadimplente, é o tempo que o devedor tem para satisfazer a dívida. No caso da hipoteca, é necessário um processo judicial, normalmente lento; já na alienação fiduciária tudo ocorre acontece muito rápido, sem processo judicial.

INCORPORADORAS QUEREM CRIAR A FAIXA 4 DO PMCMV
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, a indústria da construção de imóveis residenciais está pleiteando junto ao Governo Federal a criação da faixa 4 do Programa Minha Casa, Minha Vida, na qual o limite de renda seria de R$ 15 mil. Atualmente, a faixa mais alta do PMCMV contempla famílias com renda mensal de até R$ 6.500,00.

VENDAS DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS SOBEM 35,5% EM OUTUBRO
As vendas e os lançamentos de imóveis na capital paulista tiveram alta em outubro frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada pelo Secovi. Porém, as vendas de imóveis residenciais novos, em outubro, tiveram uma queda de 12,2% ante setembro; no acumulado do ano, o volume foi 16,8% inferior ao total vendido no mesmo período de 2015.

IMÓVEIS VINCULADOS AO S.F.H. NÃO PODEM SER USUCAPIDOS
Os imóveis vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), por sua ligação com a prestação de serviço público, não estão sujeitos à usucapião. Para o Superior Tribunal de Justiça, que decidiu a questão, um imóvel vinculado ao SFH deve ser tratado como bem público, sendo, por isso, imprescritível, mesmo que o agente financeiro seja de direito privado.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL SABER O PREÇO EXATO DOS IMÓVEIS?
Até poucos anos atrás, o Brasil tinha poucas pesquisas estruturadas e com divulgação periódica que apurassem o valor do metro quadrado dos imóveis. Hoje, o País já conta com ao menos quatro índices de preços de alcance nacional, mas isso não significa que é tarefa descomplicada saber com precisão o preço de um imóvel. Isso acontece porque a informação sobre um empreendimento, qualquer que seja a fonte, sempre tem algum tipo de viés.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

A Hora de Investir em Imóveis é Agora & Outras Notas

A HORA DE INVESTIR EM IMÓVEIS É AGORA Após pelo menos dois anos de queda …