Últimas Notícias
Home / Editores / Na crise, consórcio é melhor investimento?

Na crise, consórcio é melhor investimento?

Não é hora de comprar imóvel

Em um cenário de suposto esvaziamento de bolha, muita gente aposta no consórcio porque acredita que o montante da carta de crédito comprará um imóvel melhor a cada dia que passa. Os dados são inequívocos: enquanto as vendas de imóveis caem, aumentam as vendas de consórcios.

As vendas de imóveis novos na cidade de São Paulo atingiram o pior desempenho dos últimos 11 anos, no acumulado de janeiro a novembro de 2015. De acordo com balanço divulgado pelo Secovi-SP, o sindicato da habitação. Foram fechados 17.283 contratos, número que é 5,7% menor que o de igual período de 2014 e o menor já registrado desde 2004.

A maioria dos negócios fechados em novembro refere-se a imóveis de 2 dormitórios, que representaram 45,5% das vendas ou 1.125 unidades. O segundo tipo mais vendido foi de um dormitório, representando 33,6% dos contratos ou 830 unidades. Na sequência, estão os de três dormitórios, com 18,2% dos imóveis negociados ou 450 unidades e os de quatro ou mais dormitórios, que somaram 2,7% ou 68 unidades.

Por outro lado, as vendas de novas cotas de consórcios de imóveis cresceram 47% no acumulado de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2014. Segundo balanço divulgado hoje (3) pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), houve 179,6 mil ingressos em consórcios para aquisição de imóveis nos primeiros nove meses de 2015, em comparação a 122,2 mil nos mesmos meses do ano passado.

A associação atribui a expansão do setor ao cenário econômico atual, que incluí alta da inflação e taxas de juros, além de mudanças nas regras para financiamento de imóveis. “O consumidor brasileiro tem procurado reavaliar seus gastos mensais estabelecendo mudanças nas condutas pessoais ou familiares dentro do orçamento do mês, visando à manutenção do seu poder de compra”, ressalta a nota da Abac.

Nesse momento o consórcio é a opção mais sensata, exceto – claro – se você tiver uma necessidade imediata (casamento, por exemplo, mesmo assim, caberia uma discussão).

Sobre José Ruiz

Blogger, Corretor de Imóveis, editor do Fórum Imobiliário, especialista em Marketing Digital. Perfil de Twitter e Facebook abaixo: dá uma passadinha lá..

Veja também

parcerias

Tenha sucesso realizando parcerias imobiliárias

A situação que o mercado imobiliário passa atualmente e os altos custos de marketing para …