Últimas Notícias
Home / Destaques / Promovido / Negócio Seguro & Outras Notas

Negócio Seguro & Outras Notas

NEGÓCIO SEGURO
Para os investidores, a segurança do negócio é o item mais importante quando optam por aplicar no mercado imobiliário. Logo após, vem a expectativa de rentabilidade e o aumento do patrimônio pessoal. Dois terços dos entrevistados em pesquisa efetuada pela Lopes, disseram que pretendem adquirir dois ou três imóveis como investimento durante a vida.

DÍVIDAS CONDOMINIAIS
Quem compra uma unidade autônoma num edifício, passa automaticamente a integrar o respectivo condomínio. Nessa condição, também fica responsável pelo pagamento proporcional de eventuais dívidas que o condomínio haja assumido – especialmente as de origem trabalhista -, mesmo que anteriormente à aquisição. Um exame da contabilidade condominial esclarece a questão.

DINÂMICA DAS LOCAÇÕES
A estrutura das sociedades está em grande mutação, com a geografia familiar sofrendo profundas alterações. Como as moradias passaram a ser espaços compartilhados por diferentes tipos de famílias e precisam respeitar essa nova forma de vida em grupo, o mercado de locações deverá ser mais dinâmico no futuro, até mesmo em virtude da maior mobilidade das pessoas.

FIANÇA É A CAMPEÃ
Segundo pesquisa realizada, mais de dois terços dos contratos de locação são garantidos por fiadores – isso porque, apesar de causar constrangimentos às partes, ainda é a única modalidade que não acarreta ônus aos inquilinos. As alternativas a ela são o seguro fiança, contratado com seguradora mediante pagamento de prêmio, e a caução, normalmente feita com títulos de capitalização.

TEMPO PARA COMPRAR
Levantamento realizado pela FIPE e pelo portal Zap Imóveis, mostra o tempo que se leva para comprar um imóvel em 35 cidades de diversas partes do mundo. A pesquisa levou em consideração a relação entre o preço médio dos imóveis nas cidades e a renda média da população. O menor tempo ficou com os habitantes de Chicago, com 4,5 anos, e o maior com os moradores de Pequim, com 42,5 anos. No Brasil, os extremos foram Porto Alegre (8,7 anos) e Rio de Janeiro (17,3 anos).

ONDE USAR O FGTS
Conforme as regras para uso do FGTS, o imóvel a ser adquirido deve estar situado no município onde o proponente exerce sua ocupação principal ou no município onde o proponente comprove que já reside há pelo menos um ano. Em ambos os casos, valem municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana. O imóvel pode estar localizado em um município diferente desses, desde que o proponente não possua imóvel residencial em qualquer parte do País e comprove que reside no município onde pretende adquirir imóvel, independente do seu tempo de residência nesse local.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Quem pretende investir em um fundo imobiliário, precisa verificar qual a sua liquidez e a média dos rendimentos pagos no último ano. A primeira informação apontará o grau de dificuldade no resgate da aplicação e a segunda dirá qual a renda mensal que o fundo (provavelmente) pagará no futuro. Como sempre, as melhores taxas são encontradas nas aplicações mais arriscadas.

DESCRENTES DA INTERNET
É claro que ninguém compra um imóvel pela internet. Porém, há dados mostrando que um significativo número de transações imobiliárias tem origem on line. Como esse número aumenta a olhos vistos, é espantoso que ainda existam intermediários que não tem e-mail ou não abram seu correio eletrônico. Equivale a não ter telefone ou ter e não atendê-lo.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Atendimento Virtual

Atendimento virtual para corretores de imóveis

Atendimento Virtual A internet vem se tornando uma poderosa arma para auxiliar as imobiliárias e …