Últimas Notícias
Home / Mercado / Números Animadores & Outras Notas

Números Animadores & Outras Notas

NÚMEROS ANIMADORES
Em 2014, os financiamentos voltados à aquisição e à construção de cerca de 583 mil imóveis (1,6% a mais que em 2013), totalizaram nada menos que R$ 113 bilhões, o que representou um aumento de 3,4% em relação aos recursos liberados no ano anterior. Contribuiu para esse resultado a captação líquida positiva de quase R$ 24 bilhões registrada pelas cadernetas de poupança.

BAIRROS VALORIZADOS
Na média, em todo o País, os bairros que mais se valorizaram foram os mais afastados dos centros das grandes cidades. Isso se explica pelo expressivo aumento dos preços dos terrenos localizados em regiões nobres, fazendo com que construtoras, incorporadoras e mesmo investidores começassem a buscar opções menos custosas nas periferias.

VIZINHO IMPORTANTE
Pesquisa realizada pela Spencer Rascoff & Stan Humphries, do site imobiliário Zillow, indica que os imóveis localizados nas imediações de cafeterias da rede Starbucks valorizam mais que os outros. No período abrangido pelo estudo (1997 / 2014), os preços dos imóveis distantes até 400 metros de uma loja da Starbucks, aumentaram em média 96%; os demais, apenas 65%.

MULTAR OU ADVERTIR
Essa é uma das muitas dúvidas que acometem o síndico na hora de tomar uma atitude contra condômino infrator. Como não há legislação determinando o que deve ser feito, caso a caso (são milhares as situações possíveis), o síndico precisa se basear no que diz a convenção condominial e/ou o regulamento interno da edificação, não esquecendo, por certo, o bom senso.

JARDINS NAS ALTURAS
Um edifício residencial de 46 andares, em construção no Sri Lanka, terá os jardins mais altos do mundo. Cada um dos 164 apartamentos terá um terraço ajardinado, fazendo com que seus habitantes tenham a impressão de estar morando no térreo. Como os jardins terão um moderno sistema integrado de irrigação por gotejamento, seus moradores não precisarão regá-los.

EMPRESA CONDOMINIAL
Tramita na Câmara dos Deputados projeto que tem por objetivo transformar os condomínios edilícios em pessoas jurídicas. Segundo o autor da proposta, a ausência de personalidade jurídica, combinada com a capacidade de ser parte em juízo, tem causado sérios problemas aos condomínios – inclusive a impossibilidade de registrarem em seus nomes unidades levadas a leilão para quitar dívidas de condôminos inadimplentes.

FITNESS EM CONDOMÍNIO
Ideia que vem ganhando cada vez mais adeptos é a reserva de áreas nos prédios em construção, com vistas à instalação de futuras academias terceirizadas. Com foco na comodidade e no bem estar dos condôminos, muitas empresas especializadas em atividades físicas oferecem projetos para atender essa demanda, oferecendo segurança e redução do custo.

PECADOS CAPITAIS
Especialistas na área listam os maiores pecados que um corretor de imóveis pode cometer: não responder e-mail solicitando mais informações; deixar seu telefone ocupado ou sem atendimento; não dar atendimento aos sábados e após as 18 horas; continuar anunciando imóveis que já não estão disponíveis, e não registrar os dados e as informações solicitadas pelo cliente. Fica a dica.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …