Últimas Notícias
Home / Mercado / O Bicho Vai Pegar & Outras Notas

O Bicho Vai Pegar & Outras Notas

NEGÓCIO DE CINEMA
A corrida atrás de compradores endinheirados está ficando acirrada. Quem inovou desta vez foi a incorporadora FG, que está oferecendo a potenciais interessados na aquisição de um dos seus apartamentos de luxo, em Balneário Camboriú, a possibilidade de “experimentar” gratuitamente a unidade, com frente para o mar, durante um final de semana cinematográfico.

CONDOMÍNIO PARCELADO
Rolou na internet, na última semana, discussão acerca da possibilidade de um condômino, tendo débito condominial parcelado, votar em assembleias gerais. Sim, é possível desde que tenha ocorrido novação da dívida, e não um mero parcelamento do débito. E isso porque, na novação, prevista no Código Civil, o devedor contrai com o credor uma nova dívida, visando extinguir a anterior.

O BICHO VAI PEGAR
Pipocam Brasil afora denúncias dando conta que muitos adquirentes de moradias financiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida foram alugadas ou mesmo alienadas através dos chamados contratos de gaveta. É uma espécie de “corrupção” praticada por pessoas de baixa renda, que agora deverão prestar contas à Polícia e ao Ministério Público federais.

BUSCA DE GARAGENS
Em todo o País, está havendo uma enorme procura por vagas de garagem, tanto residenciais quanto comerciais. E não é para menos, já que o número de veículos vendidos nos últimos cinco anos é absolutamente desproporcional às garagens e às vias públicas construídas no mesmo período – para não falar nas questões de segurança. Há casos em que apenas um box eleva o preço do apartamento em até 40%.

MELHOR QUE POUPANÇA
Nos primeiros dez meses de 2013, o preço médio dos apartamentos subiu 11,3%, de acordo com o índice FipeZap. O aumento superou de longe o rendimento das cadernetas de poupança, assim como das demais aplicações financeiras tidas como seguras. A alta do preço reflete o bom momento pelo qual passa o mercado de trabalho, associado a uma boa oferta de crédito imobiliário e ao fato de um milhão de novas famílias serem formadas no País a cada ano.

OTIMISMO DO COMPRADOR
O Índice de Confiança do Comprador de Imóvel (ICCI), desenvolvido pela Lopes, aumentou 11,8% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em relação à intenção atual de aquisição de imóvel, o cenário apresentou-se positivo para 71% dos entrevistados. Para os próximos seis meses, 98% dos pesquisados afirmaram que a intenção de compra deve ser maior ou igual à registrada.

FEIRÃO DIGITAL
A Rossi foi a primeira empresa a introduzir no mercado imobiliário o conceito de feirão de imóveis pela internet. Em agosto, a incorporadora transmitiu pelo Hangout (a ferramenta de conferência e comunicação digital do Google), ao vivo, seu “Outlet Digital Rossi”, ofertando dezenas de unidades com descontos. A ação também permitia que os interessados esclarecessem dúvidas via chat.

CAIRAM NAS REDES
Levantamento divulgado pelo blog MarketingImob mostra que 95% das incorporadoras possuem perfil numa rede social – destaque para o You Tube -, e que 90% delas divulgam esse perfil no seu site. Facebook, Twitter e Pinterest, vêm na sequência. Boa parte das 40 maiores incorporadoras brasileiras creem que as redes sociais merecem seus investimentos em marketing.

DISPUTA NO FACEBOOK
No ranking das construtoras e imobiliárias com mais fãs no Facebook, segundo o mesmo MarketingImob, aparece em primeiro lugar a MRV, com 1,512 milhão, seguida da Lopes, com 998 mil. Para se ter uma ideia do vertiginoso crescimento de ambas as empresas naquela rede social, em junho de 2012 a MRV tinha apenas 161 mil e a Lopes somente 113 mil fãs.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …