Últimas Notícias
Home / Destaques / O futuro do Mercado Imobiliário na Baixada Santista

O futuro do Mercado Imobiliário na Baixada Santista

Mercado Imobiliário Baixada Santista

O Brasil entrou na pior crise de toda a sua história..

.. se você tem dúvida disso, estude história..

O mercado imobiliário está sendo duplamente castigado, já que estávamos em um processo de esvaziamento da bolha imobiliária brasileira, o que já era um grave problema, quando chegou a profunda crise econômica decorrente, sobretudo, da profunda crise política..

.. ou em outras palavras, o que era ruim ficou muito pior..

Deixo aqui meu respeito às inúmeras imobiliárias que fecharam as portas (ou fecharão no curto prazo).. sem falar nas construtoras..

O fim de um modelo imobiliário

Há que se considerar o caráter subjetivo do que vou expressar a seguir, e desde já declaro bem vindas opiniões divergentes.. de certa forma, estamos todos tateando no escuro.. é uma transição..

Quando nós tínhamos fartura, o ponto alto foi o ano de 2010, o modelo de intermediação imobiliária que imperou foi o da quantidade em detrimento da qualidade.

Para atender a premência do capital, nós deixamos isso acontecer..

Calados assistimos a destruição da profissão de corretor de imóveis..

Não confunda minhas palavras, eu não carrego nenhum preconceito.. mas a distribuição relâmpago de licenças profissionais para estagiários foi um desastre para a categoria..

Em 48 horas qualquer pessoas, mesmo sem nunca ter sequer passado na porta de um imobiliária, se tornava “corretor(a)”.. e ia para o plantão “matar” a venda do corretor que atuava a 5, 10, 20 anos na profissão..

É mais ou menos o que o UBER já está fazendo com os taxistas..

O fato é que no mercado imobiliário esse processo foi criado porque a essência do negócio era volume, imobiliárias passaram a atuar com um monte de corretores e um monte de imóveis..

Todo o mercado virou um feirão..

Eu conheci várias pessoas que nunca haviam vendido um imóvel sequer na vida, e que montaram imobiliária com perfil acima (muito volume, nenhuma técnica)..

Aluga uma sala bem legal, equipa com várias estações de trabalho, notebook, telefone e tal, compra a licença de um software bacana, de preferência aqueles que já se conectam automaticamente aos grandes portais de anúncios, e tome-lhe captar imóvel de qualquer jeito.. fazer número..

Nessa época começaram a surgir vários serviços “estranhos”, como as listas de imóveis para captação, listas de clientes, e coisas do gênero.

O trabalho de corretor virou um telemarketing.. muitos abandonaram a profissão nessa época..

A lógica era criar inúmeras oportunidades, “aparecer” do jeito que der, alguma venda sempre acabava acontecendo (o mercado era comprador).. e é o que bastava para o dono da imobiliária, e principalmente para os bancos (o corretor – de verdade – se lasca nesse sistema)..

.. a esmagadora maioria dos colaboradores era formada por estagiários.. normalmente só o gerente era corretor (e olha lá.. conheci imobiliária sem nenhum corretor)..

Esse modelo acabou.

O futuro do mercado imobiliário na Baixada Santista

Como diz o ditado, há males que vem para o bem..

.. ou, não há mal que dure para sempre..

O mercado imobiliário não vai deixar de existir, claro..

Imóvel é item de primeira necessidade.. de uma forma ou de outra, as pessoas irão comprar e vender imóveis..

E não há o que discutir sobre a importância de um bom profissional para uma compra e venda justa e segura.

Mas agora vai ser mais difícil..

E essa dificuldade será uma “peneira”.. a depressão econômica vai “filtrar” os agentes imobiliários..

Quem entrou no mercado só para “tirar uma casquinha” vai procurar outras oportunidades, talvez dirigir um Uber, virar pastor, sei lá..

Também não suportarão as grandes estruturas.

O que vai imperar será a combinação de consultoria imobiliária (de verdade) com tecnologia.

Talvez um modelo parecido com o que existe nos EUA.

Eu aposto na volta das boas práticas de mercado, e ainda temos a chance de avançar e criar um novo modelo para o Brasil.

Boas práticas ou reminiscências de um velho Corretor de Imóveis?

Sobre José Ruiz

Blogger, Corretor de Imóveis, editor do Fórum Imobiliário, especialista em Marketing Digital. Perfil de Twitter e Facebook abaixo: dá uma passadinha lá..

Veja também

Construção de Shoppings Continua Crescendo & Outras Notas

CONSTRUÇÃO DE SHOPPINGS CONTINUA EM CRESCIMENTO De acordo com um levantamento realizado, a área de …