Últimas Notícias
Home / EAD / Carreira / O que faz um corretor de imóveis?

O que faz um corretor de imóveis?

Basicamente, um corretor avalia imóveis disponíveis para venda, oferece a interessados e negocia valores entre as partes. Ou seja, intermedeia a relação entre o cliente vendedor e o cliente comprador (ou potencial) na transação de um imóvel, deixando claras as informações relacionadas à propriedade para, se for o caso, efetivar a venda.

A profissão de corretor foi reconhecida e passou a ser mais valorizada entre os anos 1980 e 1990, quando foram criados os conselhos regionais desta classe nas principais Capitais do país. Assim, regulamentou-se o setor. Porém, o perfil do profissional mudou muito nesses últimos anos; deixou de existir o corretor da família, que deu lugar àquele com formação, que atua em um mercado muito mais competitivo e exigente. Tal profissional precisou se adaptar às novas demandas do mercado, que exige noções multidisciplinares.

A corretora Valéria Cristina do Amaral, que trabalha para a Lopes Construtora, um dos maiores grupos imobiliários do Brasil, atua há cerca de nove meses no mercado. Ela é aluna do curso Técnico em Transações Imobiliárias do Instituto Monitor e confirma que hoje em dia as exigências relacionadas à profissão são muito maiores do que há alguns anos. “A noção do profissional sobre o empreendimento e da área onde está localizado é um grande diferencial. Cada vez mais, o mercado busca profissionais que entendam bastante sobre o mercado imobiliário”, diz.

Atualmente, o corretor desenvolve seu trabalho como um consultor, assessorando o cliente em todas as fases da compra ou da venda do imóvel. Valéria defende que o profissional desta área deve investir cada vez mais em conhecimento, tanto fazendo cursos de especialização como garantindo a prática. “Atualizar o mailing de contatos, obter o registro no Creci para dar credibilidade, ter uma condução própria e uma reserva financeira (para impedir que a necessidade de vender leve a demonstrações de ansiedade e atitudes inadequadas ou mesmo não-éticas) são fatores importantes.”

Sobre Administrador

Veja também

Corretor de Imóveis precisa vender benefícios

Nem sempre apresentar um imóvel para o cliente é tarefa fácil para o corretor de …

  • Ricardo Araujo

    Pessoal, vamos parar de "se achar" vendedores de imóveis. A corretagem é uma das profissões mais nobres que existe. Ela pressupõe IMPARCIALIDADE, posto que a NEUTRALIDADE para com as partes negociantes é INDISPENSÁVEL, sendo esses os requisitos que atendem o PRINCÍPIO DA AUTONOMIA, um dos pilares jurídicos da corretagem. Entendam : imobiliária de construtora é "Dpto. de Vendas", pois não existe a figura do intermediador do seu próprio negócio. O assunto é "quente" e esse não é o forum mais adequado para o debate. Venham para o "corretoresesclarecidos.blogspot.com", e vamos tirar isso à limpo…

  • Manoel Correia Nascimento

    Bom exclarecimento , parabéns