Últimas Notícias
Home / Cidades / O que Porto Alegre tem para te oferecer

O que Porto Alegre tem para te oferecer

Porto Alegre, Rio Grande do Sul“Porto Alegre é demais”. Esse é um famoso verso de uma música que homenageia o que a capital dos gaúchos tem de melhor. E você, já conhece o porquê de Porto Alegre ser demais? Abaixo vamos listar algumas das atrações turísticas da cidade, entre elas ruas conhecidas, parques famosos e centros culturais de tirar o fôlego.

Casa de Cultura Mario Quintana

Se você passar por Porto Alegre e não dar uma conferida nesse antro cultural mais que charmoso, encravado no centro da cidade, você perderá uma bela oportunidade de conhecer mais sobre a história de Porto Alegre.

Além da belíssima arquitetura do prédio centenário em estilo neoclássico, onde funcionava o Hotel Majestic – morada do poeta Mario Quintana -, a Casa de Cultura abriga espaços de eventos, bibliotecas, teatros, salas de leitura, discoteca pública, auditórios, o quarto do poeta mantido como ele o deixou, galerias, museus, oficinas de arte e cafés. O Café Concerto, no 7º andar, proporciona uma bela vista da cidade com o Guaíba ao fundo. Além disso, possui 3 salas de cinema – Noberto Lubisco, Paulo Amorim e Eduardo Hitz – com uma programação bem variada de títulos, que vão desde os mais aclamados pela crítica, alguns independentes latino americanos, diversas mostras que acontecem na cidade, enfim, é uma boa oportunidade de conferir o que de melhor acontece no cinema, com preços bastante acessíveis. A CCMQ fica na  Rua dos Andradas (Rua da Praia), 736. Terça a sexta, 9h às 21h. Sábado, domingo e feriados a partir das 12h.

Calçada da Fama

Tá a fim de glamour, gente bonita, além de dar uma conferida no que é tendência na capital dos gaúchos? Então não deixe de dar um pulo na “calçada da fama”, Trecho que compreende bares e restaurantes da moda e de qualidade na capital, além de lojas de grife, livrarias e cafés. Já foi chamada de Oscar Freire gaúcha, remetendo a uma das mais famosas ruas de São Paulo. Ela fica localizada entre as ruas Fernando Gomes e Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento.

Centro histórico

O centro de Porto Alegre reúne dezenas de prédios históricos, entre os quais se destacam o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, a prefeitura (em cujo interior se encontram esculturas, quadros e vitrais vindos da França em 1869) e o conjunto arquitetônico em torno da Praça da Matriz – a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini (sede do governo estadual), o Museu Júlio de Castilhos, o Theatro São Pedro e o Solar dos Câmara. Após uma certa decaída populacional, está em forte ascensão na procura de imóveis, com uma ampla de redes de apartamentos, com bons preços. É a chamada “revitalização do Centro Histórico”.

Parque Farroupilha / Brique da Redenção

Tomar um chimas nas tardes de domingo, acompanhados dos amigos, e ainda por cima comendo bergamotas no Inverno. Vá a Porto Alegre e faça esse, que é um dos programas mais tradicionais existentes na cidade.

Tradicional ponto de encontro dos habitantes da cidade, o Parque Farroupilha, popularmente chamado de Redenção, é uma grande área verde próxima ao centro. Tem mini zôo, parque de diversões, quadras de esportes, áreas de caminhadas e lazer, lago e mercado. Aos domingos, das 9h às 17h, a rua José Bonifácio, uma das vias que ladeiam o parque, abriga o tradicional Brique da Redenção, com feira de artesanato, antiguidades e produtos naturais. O local, que fica perto dos principais poins da cidade (entre os bairros Cidade Baixa, Farroupilha, Santana e Bom Fim), abriga todo o tipo de tribos, sendo um marco na história porto alegrense.

Sobre Administrador

Veja também

Especulação imobiliária em articulação com o sistema

Não é de hoje que a população brasileira, em especial os moradores das grandes cidades, …