Últimas Notícias
Home / Destaques / Promovido / O que você precisa saber sobre ser corretor de imóveis?

O que você precisa saber sobre ser corretor de imóveis?

9308747_origSaiba o que é importante para quem deseja atuar nessa profissão.

Você já pensou em atuar na carreira de corretor de imóveis? A profissão de corretor de imóveis – ou corretor imobiliário – no Brasil é disseminada e ganha destaque pelo número de empreendimentos comercializados anualmente. Esse é o profissional que organiza as compras, permutas, locações e vendas de imóveis, atuando geralmente para imobiliárias, cartórios de registros, construtoras, leilões e consórcios imobiliários. Para seguir na carreira legalmente é necessário estar credenciado ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O corretor pode ter Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou um curso de Gestão Imobiliária, podendo também especializar-se como Técnico em Transações Imobiliárias. Paralelamente, pode prestar o Exame de Proficiência, que permite ao profissional abrir sua própria imobiliária. Elaboramos abaixo alguns pontos fundamentais para quem estiver querendo entrar para o ramo.

Procurando emprego? Acesse nosso site e encontre milhares de vagas para corretor em São Paulo (SP) e em todas as demais regiões do Brasil.

Formação – mais do que necessário

Assim como um advogado ou arquiteto, o corretor de imóveis também necessita de uma formação apropriada para poder exercer a profissão. Afinal de contas, essa é uma área que existe há mais de 35 anos e é regida por uma Lei Federal. Se você está pensando em ingressar na área é preciso investir em um curso técnico – TTI (Transações Imobiliárias) ou Superior em Gestão de Negócios Imobiliários. Após a formatura o profissional poderá dar entrada no CRECI de sua região. Vale ressaltar que é essencial que o corretor imobiliário esteja credenciado nessa instituição e principalmente estar em dia com todas as suas anuidades. Além do curso de formação, as mudanças do mercado pedem por cursos adicionais e workshops para atualizar o profissional diante das novas demandas do mercado.

Plantões de venda

Uma das formas mais comuns de iniciar a carreira de corretor imobiliário é através dos plantões de venda. Esse é o período no qual o profissional se encontra – ou não – na profissão de corretor. Os plantões envolvem regras e competição com outras centenas de profissionais. A remuneração é feita sob a forma de comissão, que é baixa no início. Porém, essa é uma ótima oportunidade para quem não tem experiência e quer aprender como funciona a captação e abordagem de clientes, regras do mercado, técnicas de comércio e, claro, o que faz parte do dia a dia da profissão como um todo.

Construindo a carreira

Para poder colocar um imóvel à venda é preciso, obviamente, oferece-lo aos clientes. E nessas horas uma das perguntas mais frequentes é como fazer para captar móveis. Na verdade, esse processo varia dependendo de cada empresa. Algumas dividem as áreas de captação e de venda, enquanto outras indicam aos profissionais quais imóveis valem mais a pena. Mas, em meio a todas essas mudanças, uma coisa não varia: a atualização. Para subir na carreira, deve-se sempre estar atento às inovações do mercado, buscando proprietários de imóveis que queiram alugar ou vender. Na hora da abordagem, o profissional deve ser direto, mas sem pressionar o cliente, obedecendo os princípios da negociação. Após o estabelecimento dos parâmetros – avaliação, preço, negociação – um contrato é feito para que o corretor possa então representar o cliente nas questões.

Sobre Sophia Parente

Veja também

Preço dos imóveis

Crescimento de 400% em 10 Anos & Outras Notas

CONSTRUÇÕES EXIGEM CAPITAL PRÓPRIO Quem busca a receita para se dar bem na construção civil, …