Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Os Melhores Anos Para a Compra de Imóveis & Outras Notas

Os Melhores Anos Para a Compra de Imóveis & Outras Notas

OS MELHORES ANOS PARA A COMPRA DE IMÓVEIS
Depois de sofrer com a crise econômica em 2016, o mercado imobiliário finalmente está tomando uma direção positiva. Para os especialistas na área, 2017 e 2018 serão os anos ideais para quem deseja e tem condições de investir ou comprar um imóvel para morar, devido aos bons preços e às facilidades oferecidos pelas construtoras e pelos proprietários em geral.

JUSTIÇA IMPEDE PENHORA DE IMÓVEL DADO EM GARANTIA
O Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a impenhorabilidade de um imóvel registrado em nome de uma empresa familiar paranaense, no qual residem seus sócios (pai, mãe e filha). Embora a empresa tenha apresentado o imóvel à penhora para o pagamento de dívida trabalhista, a TST ressaltou que a Constituição Federal garante o direito à moradia, e este é irrenunciável.

CASA CONTÊINER É UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
A construção e montagem de uma “casa contêiner” pode ficar até 30% mais barata do que a tradicional e leva em média de 60 a 90 dias para ficar pronta, normalmente não necessitando de fundação e terraplenagem. Mantendo uma boa permeabilidade do terreno, possibilita diversas configurações devido às suas características modular e geométrica. Além disso, tem longa durabilidade, pois o contêiner é projetado para resistir a diversas intempéries.

PREÇOS DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS TIVERAM ALTA
O Índice FipeZap – que acompanha o preço de venda dos imóveis em 20 cidades brasileiras – avançou 0,13% entre janeiro e fevereiro de 2017, acumulando, nos últimos 12 meses, alta de 0,84%. As variações observadas são inferiores à inflação medida pelo IPCA/IBGE, que, segundo o Banco Central, deve ser de 0,44% para o mês de fevereiro de 2017 e de 3,85%, considerando-se os últimos 12 meses.

COMO DECLARAR COMPRA DE IMÓVEL AO IMPOSTO DE RENDA
É preciso estar atento na hora de declarar um imóvel ao Imposto de Renda, diante das muitas informações exigidas. Uma dúvida comum é como deve ser informada a propriedade do imóvel de um casal. Se na escritura constar que a compra foi feita por apenas um dos cônjuges, então quem declara é ele; em caso de financiamento, se o contrato disser, por exemplo, que um dos cônjuges contribui com 70% e o outro com 30%, é assim que deve estar declarado.

PMCMV – MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA NEGOCIAÇÕES ILEGAIS
O Ministério Público Federal está investigando casos de casas do programa Minha Casa, Minha Vida que estão sendo negociadas ilegalmente, até mesmo em grupos de vendas no Facebook. A locação, venda ou a transferência de unidades habitacionais do programa, destinado à população de baixa renda, é proibida nos primeiros 10 anos, sob pena de prisão e até perda do imóvel.

ALTERAÇÕES NO MINHA CASA, MINHA VIDA AUMENTAM AS VENDAS
As novas regras do Programa Minha Casa, Minha Vida, divulgadas há poucos dias pelo Governo Federal, já movimentaram o mercado imobiliário. Isso porque a alteração aumentou o número de possíveis beneficiários do programa, já que o limite de renda mensal para participar passou de R$ 6,5 para R$ 9 mil. Entre as mudanças, está a flexibilidade nas regras do financiamento habitacional.

CAIXA VAI BAIXAR JUROS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Ainda neste primeiro semestre, a Caixa Econômica Federal pretende passar a oferecer taxas menores no crédito imobiliário para clientes considerados de menor risco, como os que derem uma entrada maior ou tomarem empréstimos de prazo mais curto. Com cerca de 67% do mercado de mútuo habitacional, a Caixa tem buscado formas de incentivar o setor, que está saindo da recessão.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Construtoras Suspendem Lançamentos & Outras Notas

CONSTRUTORAS SUSPENDEM LANÇAMENTOS PARA REDUZIR ESTOQUES Diante da crise econômica, o setor imobiliário freou os …