Últimas Notícias
Home / Informática / Otimização de imagens uma técnica importante para sites de imovéis

Otimização de imagens uma técnica importante para sites de imovéis

Internet LentaImagine um visitante entrando em seu site e vendo aquele imóvel interessante, mas acaba se chateando na demora da visualização das fotos..

Resultado, desiste da sua oferta e abandona o site. Então, você descobre que realmente suas imagens estão tornando uma experiência desagradável para seus potenciais clientes, simplesmente porque estão pesadas demais.

Mesmo nesse tempos tecnológicos, muitos ainda cometem esse pequena falha. Naturalmente irá buscar relatos de experiências de quem já conviveu com isso, a fim de solucionar o problema, como exemplo, as diversas postagens que a internet oferece, mostrando dicas valiosas de como melhorar e/ou reduzir o peso de imagens, através de programas específicos como o Picnik uma ferramenta com funções básicas  ou o poderoso Photoshop.

Mas como fazer para otimizar um grupo de 50 imagens para publicar no seu site sem perder tempo?

Bem, geralmente a solução pode está no mesmo programa que você acabou de usar para dá aquele brilho na sua imagem, por exemplo, o Photoshop além de ser um excelente editor de imagens também tem a opção de executar a tarefa de reduzir todas as imagens de uma vez,  o tutorial do Simoni Gomes é bem explicativo nesse assunto, leia aqui

Para quem não está familiarizado com programas “complicados”, nós indicamos o Fotosizer, uma das ferramentas que pode ser essencial no dia a dia do corretor de imóveis na hora de publicar suas captações sem gastar muito tempo e o melhor, com as imagens em peso menor seu site carregará mais rápido.

Apesar de ser um “basicão”, o programa tem seu pontos a favor: É levíssimo, Torna suas configurações permanentes, assim você não precisa reconfigurar toda vez que abri-lo, Rápido, Comandos de fácil entendimento, Suporta vários idiomas, Gratuito com atualizações constantes e Cumpre bem o que promete, ou seja, reduz o peso de todas sua fotografias de uma vez, reduzindo bastante o seu tempo.

O único extremo cuidado que precisará ter, cremos que seja na configuração dos tamanhos das imagens.

Tecnicamente, as imagens são medidas em pixéis,  quanto menor a quantidade de pixéis usado no redimensionamento menor será a sua nitidez ou definição, e isso varia de acordo a imagem, há imagens que se ressai bem com 30px de largura como os ícones ou 14px como esse texto que você está lendo.  Então é bom seguir essa dica:  Faça um teste com o seu Fotosizer antes, configure, salve as imagens e abra em um navegador de internet para conferir a qualidade. Ficaram boas? Ótimo, hora de publicar no seu site.

Para o  site nobelimoveis.com.br, nós gostamos de usar 640 pixéis na largura por 480 na altura em muitas de nossas imagens.

Outra dica, essa é importantíssima também, não deixe o peso de sua imagem ultrapassar 100kbs 😉  use menos que isso, seu site além de ganhar velocidade no carregamento das páginas vai economizar bastante espaço no seu servidor de hospedagem 🙂

Vale lembrar que o Fotosizer não é um editor de imagens, apenas um programa que comprime suas fotos fazendo-as ficarem mais leves e faz isso de um jeito bem rápido.

Download e tutorial do Fotosizer você tem aqui – http://www.baixaki.com.br/download/fotosizer.htm

Quer entender um pouco mais sobre pixeis? Leia essa explicação do Tecmundo .

Se caso precisar melhorar o brilho de suas imagens , retocar ou cortar, vai precisar usar outro programa,  exemplo: Photoshop,  Fireworks, Pixia, Photopaint, etc.

E aí, quais ferramentas vocês usam no dia a dia para esse trabalho de otimização de imagens para seu site de imóveis? Compartilhe conosco.

Sobre Administrador

Veja também

Converter Clientes

Como converter clientes nos negócios imobiliários

Quando o corretor compreender o comportamento e os motivos que levam o interessado a efetuar …