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PESQUISA APONTA OS PRINCIPAIS ATRIBUTOS NA PROCURA DA CASA PRÓPRIA

O portal imobiliário Imóvel a Venda, juntamente com um grupo de estudantes de administração da faculdade ESPM de Porto Alegre, realizaram uma pesquisa para entender o comportamento de busca e compra de imóveis na região metropolitana de Porto Alegre.

O portal resolveu identificar os anseios e as necessidades do público comprador de imóveis, para auxiliar o mercado a entender o que realmente é significativo e relevante na hora da compra, e como que esses consumidores vêm encontrando boas oportunidades de negócios.

A pesquisa foi realizada com público entre 25 e 50 anos, faixa etária que identificamos ter o maior potencial de compra de imóveis. Foram aplicados 145 questionários com 23 perguntas sobre os principais atributos na hora de escolher um imóvel.

Segundo o Imóvel a Venda, “os resultados da pesquisa, mostraram claramente novas tendências de mercado, com uma migração intensa na forma como os consumidores buscam imóveis. Quando questionados sobre como buscam imóveis, 50,0% dos entrevistados responderam que utiliza da internet como melhor forma de acesso, seguido pelo jornal com 25,% e 13,9% responderam diretamente nas imobiliárias.”

Para Davi Dorneles, diretor do portal, “Existe uma nova tendência irreversível na forma como os usuários interagem com as empresas. A migração das mídias off-line, como jornal e revista, para meios on-line como sites,blogs e redes sociais, é um novo caminho cada vez mais claro para os internautas. A oportunidade de interagir com o meio, de visualizar um número maior de imagens, de escolher o perfil mais adequado de imóvel, faz da internet uma ferramenta indispensável na hora da busca por imóveis, pois proporciona uma experiência única que outras mídias não conseguem proporcionar. Hoje, mais de 85% das compras imobiliárias iniciam na internet. O cliente busca blogs sobre as construtoras, fóruns de discussões e muita informação antes de realizar sua escolha”.

Outro fator importante levantado na pesquisa foi o grau de relevância do bairro na hora da compra. A localização do imóvel aparece antes mesmo de atributos como preço e forma de pagamento com 62% das respostas quando perguntado qual o principal diferencial na hora da escolha. Para Eduardo Freire, estudante da ESPM e consultor imobiliário na BMARKET, “este alto grau de importância ao bairro está atrelado à segurança das regiões. Bairros que apresentam menor segurança e maiores índices de criminalidade acabam sofrendo um maior descarte para o público comprador, que busca regiões mais centrais como Menino Deus, Petrópolis e Bela Vista”.

Fonte: Marketing Imobi

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