Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Portabilidade de Crédito Imobiliário & Outras Notas

Portabilidade de Crédito Imobiliário & Outras Notas

PORTABILIDADE DE CRÉDITO PODE SER INTERESSANTE
Juros mais acessíveis têm feito muitas pessoas optarem pela portabilidade de crédito, que significa transferir uma dívida de um banco para outro, que apresente melhores condições para o devedor. As operações de crédito disponíveis para portabilidade são os empréstimos pessoais, os financiamentos de veículos, o crédito consignado e, a mais importante, o mútuo imobiliário.

QUEM CONTINUA NO IMÓVEL APÓS A SEPARAÇÃO, PAGA ALUGUEL
Decisão do Superior Tribunal de Justiça determina que o ex-cônjuge que continue morando no imóvel do casal após a separação ou divórcio, pague aluguel ao outro, mesmo que a partilha do patrimônio ainda não tenha chegado ao final. O argumento é que o estado de comunhão dos bens termina após a separação ou divórcio do casal.

SEGURANÇA CONDOMINIAL: CHIPS EM CARROS E BARREIRA VIRTUAL
Um dos grandes problemas de segurança em condomínios está na entrada da garagem. Pensando nessa questão, empresas de tecnologia criaram dispositivos capazes de verificar e monitorar a entrada das garagens de condomínios, com a utilização de chips nos carros e de barreira virtual. Para o acesso ao prédio, são disponibilizados controles anti-clonagem e tags.

PREÇO MÉDIO DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS FICOU ESTÁVEL EM SETEMBRO
O preço médio de venda de imóveis residenciais em 20 cidades brasileiras manteve-se praticamente estável em setembro, na comparação com agosto, registrando variação de menos 0,07%. De acordo com o índice Fipezap, que acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos, no acumulado do ano os preços recuaram 0,56%.

JURO MÁXIMO PARA FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS É 12,2831%
O Banco Central anunciou o percentual da taxa máxima de juro para utilização em contratos de financiamento imobiliário. De acordo com o BC, o limite do juro para os contratos firmados a taxas prefixadas no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação, para vigência em outubro, é de 12,2831% ao ano – o que significa que nenhum empréstimo bancário destinado à aquisição da casa própria poderá ser contratado com juro superior a 1% ao mês.

COMO SABER SE UM DETERMINADO BAIRRO IRÁ SE VALORIZAR
Mesmo que alguns fatores externos sejam difíceis de antever, o conhecimento sobre a capacidade de crescimento de uma região torna possíveis algumas previsões sobre a valorização de um imóvel. Todo serviço disponível nos arredores conta ponto para agregar valor, tais como ruas com calçamento, tratamento de esgoto, acesso fácil ao transporte público, parques, praças, comércios, posto de saúde, escolas e shoppings.

 

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Libera Financiamentos Para Imóveis Populares & Outras Notas

CAIXA LIBERA FINANCIAMENTOS PARA IMÓVEIS POPULARES A Caixa Econômica Federal admitiu que está restringindo o …