Últimas Notícias
Home / Mercado / Preços Seguem a Inflação & Outras Notas

Preços Seguem a Inflação & Outras Notas

COMPRADORES PODEM FISCALIZAR
Apesar de criado por uma velha norma imobiliária, de 1964, a maioria absoluta dos adquirentes de imóveis na planta ou em construção ainda desconhece seu direito de vigiar o andamento das obras. Isso pode ser feito por meio de uma comissão de representantes, escolhida pelos próprios compradores, que fica encarregada de representá-los perante a empresa incorporadora. Uma maneira eficaz de resolver problemas por antecipação.

COMISSÃO DE REPRESENTANTES
A comissão de representantes, normalmente formada por três compradores de um empreendimento imobiliário, fiscaliza a correta utilização dos materiais previstos no memorial descritivo da obra, a qualidade dos trabalhos executados e o andamento da construção, impedindo atrasos. Essa comissão mantém os demais adquirentes informados sobre o que está acontecendo, através de relatórios ou de reuniões periódicas.

CONSTRUÇÃO CONTROLADA
Quem não é profissional da área, mas tem intenção de construir para morar, alugar ou mesmo vender, precisa redobrar os cuidados nos dias de hoje. Contratar mão-de-obra sempre por escrito e com estipulação de multas, condicionar as compras de materiais a autorizações prévias e acompanhar pessoal e regularmente a obra, é fundamental para quem quiser se dar bem. Planejar e organizar são as palavras de ordem.

VALORIZANDO OS USADOS
Os proprietários de imóveis usados postos à venda, que competem com uma enorme quantidade de novos em oferta no mercado, não podem se esquecer de uma regra básica: estragos desvalorizam. Substituir azulejos danificados, consertar rachaduras, tapar furos, eliminar vazamentos, repintar paredes são providências indispensáveis a quem quiser encontrar compradores. Limpeza e aromatização dos ambientes também são bem-vindas.

PREFERÊNCIAS DOS COMPRADORES
Pesquisa realizada em Curitiba revelou três dados interessantes: 1º) Cerca de 60% dos compradores de apartamentos ainda em construção, querem recebê-los no máximo em um ano; 2º) Pessoas com menor renda têm mais pressa no recebimento do imóvel que pessoas com altos rendimentos; 3º) A área comum mais importante para quem adquire uma unidade em condomínio, é o salão de festas, seguido de longe pelas churrasqueiras externas.

PREÇOS SEGUEM A INFLAÇÃO
De acordo com os especialistas, os preços dos imóveis não deverão cair no futuro, mas as altas deverão ficar limitadas à inflação. Isso porque, depois de proporcionar bons ganhos aos investidores durante o período 2008/2011, a tendência agora é de estabilização, em virtude da redução da demanda e do grande número de imóveis lançados no mercado pela indústria da construção.

RESPONSABILIDADE DA CEF
O STJ confirmou que a Caixa Econômica Federal, na condição de agente financeiro de um determinado empreendimento, encarregada de fiscalizar a obra, seu registro imobiliário e a inexistência de dívidas fiscais e trabalhistas da empresa vendedora, é diretamente responsável pelo negócio em relação ao mutuário final, que pode exigir da própria CEF o desfazimento do negócio.

LETRA IMOBILIÁRIA DÁ PREJUÍZO
Pressionados pela queda dos juros, os investidores financeiros começam a migrar suas aplicações para as letras de crédito imobiliário, que embora tenham menor liquidez, oferecem melhores taxas de juros. Mesmo assim, como as LCI de 2 anos estão rendendo em média apenas 7,46% a.a., o investidor ainda terá um pequeno prejuízo, visto que a inflação medida pelo IGP-M nos últimos 12 meses alcançou 7,52%.

PRAZO RECORDE
O edifício mais alto do mundo está sendo construído na pouco conhecida cidade de Changsha, na China. Trata-se de uma torre com 838 metros de altura, 220 andares e 104 elevadores, que deverá estar pronta em espantosos 90 dias. A previsão é que sejam levantados cinco andares por dia, usando-se estruturas pré-montadas. O custo orçado é de USD 628 milhões. Vamos torcer para que essa tecnologia chegue logo por aqui.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (veja mais comentários no Site, no Facebook e no Twitter)

Sobre Administrador

Veja também

Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

MINHA CASA, MINHA VIDA TEM NOVAS REGRAS A Portaria nº 160 do Ministério das Cidades …