Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Projeções Para 2018 Apontam Alta do Mercado Imobiliário & Outras Notas

Projeções Para 2018 Apontam Alta do Mercado Imobiliário & Outras Notas

PROJEÇÕES PARA 2018 APONTAM ALTA DO MERCADO IMOBILIÁRIO
Com a melhora da economia brasileira, os investidores voltaram a apostar no mercado imobiliário. Por conta disso, e também das reduções nos índices de inflação e nas taxas de juros, o setor prevê uma retomada do crescimento para o ano que vem. Os números também mostram que o ânimo e a capacidade de pagamento dos compradores vem melhorando e, com isso, o mercado imobiliário já projeta ampla recuperação.

DIREITOS LEGAIS DE LOCADORES E LOCATÁRIOS
Dentre os principais direitos assegurados pela lei aos locatários, estão os de receber o imóvel em condições de uso, poder usufruir dele durante todo o prazo contratado e ter preferência na sua aquisição. Já aos locadores é garantido receber os aluguéis e encargos em dia e, ao final da locação, seu imóvel de volta no mesmo estado em que o entregou ao inquilino (ressalvada a ação do tempo)..

DOAÇÃO COM RESERVA DE USUFRUTO DEIXOU DE SER VANTAJOSA
Antigamente, como os inventários só podiam ser realizados em juízo, em processos que demoravam anos e geravam despesas elevadas para os herdeiros, a doação de imóveis com reserva de usufruto era uma boa opção para quem queria ver-se livre dos gastos com uma ação judicial. Atualmente, entretanto, essa alternativa deixou de ser vantajosa, já que agora a maior parte dos inventários podem ser realizados extrajudicialmente, em tabelionatos, com custos praticamente iguais.

COMPRADOR DESISTENTE NÃO PODE PAGAR MULTA E PERDER ENTRADA
O vendedor de um imóvel cujo contrato de promessa de compra e venda foi rompido pelo comprador, não pode exigir a multa contratual mais a perda do valor pago a título de entrada pelo comprador. O Superior Tribunal de Justiça já reconheceu essa impossibilidade ao julgar ação movida por uma construtora contra dois compradores, que desfizeram o contrato devido a sua onerosidade.

CONDOMÍNIOS DEVEM MANTER SEU FUNDO DE RESERVA EM DIA
É sempre importante que os condomínios tenham um fundo de reserva, que deve ser mantido separado do saldo da conta ordinária. Um erro comum das administrações é misturar esses valores, de modo que quando o condomínio menos espera descobre que está sem recursos. Na hipótese do imóvel estar alugado, a responsabilidade de contribuir para o fundo é do locador, exceto nos casos de reposição de reserva usada para liquidação de despesas ordinárias.

DESCREVER BEM UM IMÓVEL É ESSENCIAL PARA NEGOCIÁ-LO
Ao escrever anúncios imobiliários, é preciso ser minucioso e evitar adjetivos que dizem pouco. Mas uma mera descrição burocrática do imóvel, informando apenas suas peças, também não ajuda muito. O proprietário deve ressaltar pontos que são relevantes e por que alguém gostaria de morar ali. Por exemplo: se o imóvel tem ar-condicionado, cozinha planejada, vista para um parque, piscina, sala de ginastica ou uma padaria gostosa nas redondezas.

 

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Libera Financiamentos Para Imóveis Populares & Outras Notas

CAIXA LIBERA FINANCIAMENTOS PARA IMÓVEIS POPULARES A Caixa Econômica Federal admitiu que está restringindo o …