Últimas Notícias
Home / Habitação / Crédito Imobiliário / Quando é interessante adquirir um imóvel através de Consórcio Imobiliário?

Quando é interessante adquirir um imóvel através de Consórcio Imobiliário?

Consórcio ou financiamento imobiliárioUm dos mitos que cercam o consórcio refere-se à comparação entre este produto com os financiamentos imobiliários. E por esse motivo muitas pessoas acabam optando por uma forma ou outra de tomar um crédito imobiliário sem saber ao certo se estão realizando uma boa opção.

Temos visto que alguns especialistas falam que o financiamento é mais interessante que o consórcio baseando-se na idéia de que com o financiamento, o tomador do crédito consegue de imediato adquirir o dinheiro e comprar o imóvel, e através dos consórcios, a liberação do dinheiro para comprar o bem só será possível após a contemplação da cota. Isso é verdade?

Temos na realidade duas verdades em relação a estes produtos financeiros citadas acima, pois de fato, com o financiamento, o participante somente começará a pagar suas prestações após o dinheiro ser liberado e com o consórcio o mesmo deverá contemplar sua carta de crédito antes de tudo. Porém, a questão no entanto, é avaliar qual a melhor opção diante da necessidade e perfil de cada um.

Em relação as taxas, quando tratar de Financiamento Imobiliário, devemos sempre avaliar os Juros/ano + Seguro prestamista que estão sendo cobrados e suas correções anuais como inflação por exemplo, e no caso de Consórcio, avaliar as taxas de Administração Fixa no período + Fundo de Reserva + Fundo Comum e Seguro de Vida prestamista que também deverão estar todas embutidas na parcela, e ai sim, realizar uma analise detalhista do saldo devedor no final do período para se ter uma idéia de quanto custará cada produto.

O que de fato irá definir a escolha entre um Consórcio e um Financiamento Imobiliário é a necessidade do bem e o capital disponível em investimentos. Se o participante tiver um prazo longo para aquisição do bem, dinheiro em caixa disponível para efetuar lances e contemplar as cartas e ainda condições de pagar as parcelas antes de adquirir o bem, o consórcio passa ser a alternativa mais interessante pois as taxas de administração serão menores do que os juros sobre juros cobrados em um financiamento. Agora se a necessidade de aquisição do bem for imediata, e o participante não tiver dinheiro disponível para lances por ex. a melhor alternativa será financiamento mesmo que o juros seja um pouco maior.

Sobre Administrador

Veja também

Aproveite o Feirão da Caixa

O Feirão da Casa Própria da caixa esta chegando e promete realizar o sonho de …