Últimas Notícias
Home / Construção / Construção & Reforma / Retrofit ou Home Staging?

Retrofit ou Home Staging?

Retrofit é uma palavra inglesa, muito utilizada no mercado de imóveis, que designa o processo de modernização customização e/ou melhoramento dos equipamentos, conforto e possibilidades de uso de uma construção antiga.

De acordo com a Wikipédia, um exemplo de retrofit “consiste na adaptação tecnológica das instalações elétricas, hidráulicas e dos principais equipamentos instalados nas áreas comuns dos edifícios, como elevadores, sistemas de iluminação e mobiliários, dentre outros. Revitalizar e atualizar as construções para aumentar a vida útil do imóvel, através da incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada, é fundamental para reconquistar a valorização da unidade.”

Mais recentemente, o mercado passou a reconhecer como válido e a adotar o conceito de home staging, que significa um retrofit superficial, com o objetivo de deixar um imóvel com boa aparência para sua posterior venda ou locação. Uma espécie de lifting imobiliário.

Ambas as técnicas eram mais utilizadas no Velho Mundo (com outras designações), em razão da grande quantidade de imóveis antigos lá existentes e da escassa disponibilidade de espaços vazios para novas construções. Ao chegarem nos EUA e no Canadá, retrofit e home staging ganharam nomes e impulso, não obstante nesses países norte-americanos as condições serem opostas às européias.

Evidentemente, não poderíamos ficar de fora dessa nova onda imobiliária que se espalha pelo mundo. Aqui também o retrofit vem sendo empregado com sucesso há algum tempo, muito especialmente no centro do País, enquanto que o home staging vem ganhando cada vez mais seguidores desde o ano passado, em consequência do barateamento das construções populares novas e do aquecimento das vendas.

A idéia básica que permeia o home staging, é a “despersonalização e neutralização do espaço, de forma a proporcionar a todos aqueles que o visitam a possibilidade de nele se projetarem” – conforme propõe a Coachcasa, firma portuguesa fundada em 2009 para atuar especificamente no ramo.

No Brasil, ainda não há notícia da existência de quaisquer empresas constituídas com essa finalidade, conquanto muitos arquitetos trabalhem com reformas e decorações assemelhadas, visando a venda ou a locação de um imóvel o mais rapidamente possível. O mercado, porém, já está pronto para recebê-las, como ocorre na França e na Inglaterra, onde inclusive as imobiliárias contratam um home staging a cada vez que um imóvel entra em suas carteiras de vendas.

Sobre Administrador

Veja também

O mercado imobiliário e o “built to suit”

Built to suit (em português: “construído para servir” ) é um termo imobiliário usado para …

  • CAROL

    Achei o artigo ótimo e gostaria de poder publicar em artigo impresso. Seria possível?

  • Pingback: Retrofit ou Home Staging? | BreV – Soluções Imobiliárias()

  • kkkkkkkkk eu sou um especialista em Retrofit e Home Staging e não sabia …
    reformo imóveis em São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, como são as coisas hein…

  • Susana Damy

    Home Staging não é retrofit e nem decoração.
    Home Staging é uma técnica de marketing que foi desenvolvida diretamente para o mercado imobiliário para acelerar a venda e valorizar imóveis através da apresentação. E com a ajuda de um profissional, regras de staging são aplicadas corretamente, impulsionando a venda de imóveis.
    Se você tem interesse em home staging, entre em contato com stagingdesign.br@gmail.com
    Staging Design – Consultoria de Imagem e Marketing para Imóveis.