Últimas Notícias
Home / Mercado / Sem Garantias & Outras Notas

Sem Garantias & Outras Notas

SEM GARANTIAS
Antigamente (mas nem tanto), quem comprava um imóvel na planta pagando o preço antes do recebimento das chaves, exigia a fiança pessoal dos sócios da maioria das construtoras, como garantia do seu investimento. Hoje, chega a ser surpreendente como algumas pessoas entregam quantias volumosas com base em mera promessa de uma empresa, muitas vezes destituída de qualquer segurança em relação ao cumprimento da obrigação.

O QUE É O INCC
INCC é a sigla de “Índice Nacional de Custo da Construção”, que, como o próprio nome diz, apura a variação do custo da construção em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. Ele é um dos três índices que integram o IGP-M, e sua divulgação é feita nos dias 20 de cada mês. Nas regiões onde não existe o CUB, o INCC é o indexador mais utilizado para atualizar valores de contratos imobiliários.

BAIRROS PLANEJADOS
Os bairros planejados são a nova tendência do mercado imobiliário brasileiro e parece que vieram para ficar. Esses empreendimentos, que reúnem em um só lugar da cidade imóveis residenciais e comerciais de vários tipos e tamanhos, preveem a abertura de praças e avenidas maiores e melhores do que as existentes no seu entorno. Shopping e hotel normalmente completam o projeto.

RESPONSABILIDADES DO CORRETOR
O presidente do CRECI/SP alerta que o corretor precisa estar a par de todos os detalhes envolvendo um imóvel negociado – ventilação, luminosidade, vizinhança etc. -, sob pena de ser responsabilizado civilmente caso, no futuro, surja algum problema preexistente à venda, não comunicado ao comprador. De fato, a lei diz que o intermediário não pode alegar desconhecimento de qualquer questão que, por dever de ofício, deva ter ciência.

TWITTER x FACEBOOK
Os marqueteiros imobiliários confirmam o que a consultoria Comscore já divulgara: o Twitter vem perdendo terreno para o Facebook. Em 12 meses, a rede social dos 140 caracteres perdeu 24% dos seus usuários, enquanto que o FB ganhou 60%. Os experts dizem que os brasileiros preferem locais onde podem exercer melhor sua natural sociabilidade, sem restrição de espaço.

CRÉDITO APORTE
A Caixa Econômica Federal dobrou, em menos de um ano, o valor da sua carteira chamada Crédito Aporte. Através dela, a CEF empresta dinheiro a pessoas físicas, sem destinação específica, mediante garantia de imóveis.
De acordo com a Caixa, essa operação tem se apresentado como uma boa alternativa para empreendedores, sócios de empresas e profissionais liberais conseguirem empréstimos com prazos mais longos e taxas reduzidas.

O CAOS ARGENTINO
O mercado imobiliário argentino vem enfrentando turbulências que nos fariam tremer de medo. Em Buenos Aires, depois de nove meses de retração continuada, setembro viu as vendas despencarem quase 50%. Na área dos imóveis usados, o tombo foi ainda maior: 75% na capital. É o pior resultado do setor nos últimos 22 anos.

A PREVI ACREDITA
A Previ anunciou a compra de um shopping center e de uma torre corporativa, em São Paulo, com 82.000 m², por R$ 817 milhões. Com a nova aquisição, a carteira imobiliária do maior fundo de pensões do país ultrapassou a casa dos R$ 8 bilhões. Segundo a direção da Previ, o mercado imobiliário ainda é o melhor lugar para se investir, apresentando boas perspectivas de rentabilidade.

FUNDOS SEM RESGATE
Pouca gente sabe, mas os fundos imobiliários não permitem que seus aplicadores resgatem quotas. Desta forma, o investidor que necessitar de uma parte ou da totalidade do seu capital, precisará vender suas cotas no chamado mercado secundário, para outras pessoas que se interessarem pela aplicação. É como se fosse uma participação acionária sem cotação em bolsa de valores.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (veja mais comentários no Site, Facebook e Twitter)

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …