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Seu site recebe votos: prós e contras

Como divulgar seu sitePara quem não sabe, a Web funciona para o Google e para outros buscadores como uma grande democracia, onde o voto é o link. O Google estabelece a ordem de apresentação dos resultados em cada busca com base na quantidade de links para cada página e na autoridade (nível de importância) dos sites de origem desses links.

Durante muito tempo, webmasters do mundo inteiro se valeram destas regras e trataram de espalhar seus links em um número máximo de sites possíveis.

Especialmente os blogs, febre desde 2005, sofreram com milhares de mensagens inúteis deixadas apenas para marcar a presença com um link, razão pela qual muitos se defenderam com a criação do atributo “nofollow” (um comando que indicava para o mecanismo de busca não seguir aquele link). Da mesma forma, sites de “link exchange” se multiplicaram pela WEB, oferecendo a troca de links como promessa para aumento do page rank.

Para quem não sabe: o page rank indica o grau de importância de um site. Quanto maior (em relação aos concorrentes), mais no topo das buscas ele aparecerá. Quanto mais no topo das buscas um site aparecer, mais visitas recebe, e quanto mais visitas (como se fosse uma loja), mais negócios: ou seja, estamos falando de dinheiro…

Mas as coisas mudaram substancialmente.

Ao invés de produzir um voto a favor, apontamentos de sites completamente estranhos ao seu, mesmo com alto grau de importância, irão representar um voto contra. Se você vende imóveis, e troca banners com um site que vende material cirúrgico, por exemplo, ao invés de um aumento no rank do seu site, você terá uma redução do mesmo. Pior ainda: o peso do voto contra é bem maior do que o peso do voto a favor, ou seja, um único voto contra pode anular o esforço de vários votos a favor.

Da mesma forma, aqueles links que simplesmente eram largados na WEB, totalmente fora do contexto do site para o qual apontam, serão penalizados.

Serão beneficiados todos aqueles que realmente contribuem para o conteúdo da WEB. Todo mundo que escreve uma mensagem consistente em um blog ou fórum ganhará “um prêmio”.

Nesta nova ordem, um dos critérios para os mecanismos busca é avaliar se o site que está apontando para o seu possui uma densidade adequada de palavras compatíveis com o seu site.

Por exemplo: toda mensagem que você deixa aqui no Fórum Imobiliário pode (e deve) conter um link para o seu site. Em tese isso é muito bom para o seu site, considerando que o nosso fórum é para profissionais do setor imobiliário e o seu site atua neste mercado (em qualquer um dos segmentos). A cada mensagem, seu site recebe, além de dezenas de visitantes que apreciam seu ponto de vista ou um anúncio seu, um voto a favor no cálculo do rank.

É uma relação de proveito mútuo: quanto mais você enriquece o fórum com seus textos, mais o fórum “devolve” links para o seu site, aumentando o número de visitas e de negócios.

Essa regra vale para este fórum e para qualquer outro site de conteúdo aberto e editável, como os milhares de fóruns e blogs que existem na WEB. Quanto mais você se especializa no assunto e distribui textos compatíveis com seu site pela Internet, mais ele será considerado como relevante.

É importante explicar também que todo conteúdo cujo acesso se dá através de login não é indexado. Ou seja, se você não consegue ler o conteúdo de um site sem ter que fazer login nele, então também os mecanismos não o farão, e não adianta nada deixar milhares de links em sites deste tipo (como é o caso de comunidades fechadas – tipo Orkut).

O raciocínio é simples: o caminho é a WEB (você tem dúvida disso? Se tiver, talvez tenha que ler um pouco mais sobre as tendências de mercado). Para se dar bem na WEB, tem que aparecer em meio a milhares de sites com conteúdo similar. Para aparecer, a menos que você tenha muita grana para pagar a divulgação, vai ter que ajudar a construir a WEB. Com conteúdo.

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