Últimas Notícias
Home / Mercado / Marketing / Tenha sucesso realizando parcerias imobiliárias

Tenha sucesso realizando parcerias imobiliárias

parceriasA situação que o mercado imobiliário passa atualmente e os altos custos de marketing para divulgação de imóveis em portais imobiliários, tornam a realização de parcerias  uma alternativa ainda mais interessante, e que vem atraindo cada vez mais corretores de imóvel. Não é à toa o grande número de grupos de whatsapp, facebook e linkedin que são formados todos os dias visando atraír corretores para fazer parte de uma “rede de parceiros”.

Muitos corretores de imóvel ficam receosos em relação a este tema, principalmente quando atuam a pouco tempo no mercado imobiliário. Afinal, quais são as vantagens e desvantagens de se trabalhar desta forma?

Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens de se fazer parcerias:

Vantagens

Existe uma série de vantagens ao se fazer parcerias com outros corretores.

1 – O aumento da carteira de produtos. Os corretores passam a oferecer imóveis de parceiros para seus clientes, o que tende a aumentar as chances de se fazer negócio.

2 – Aumento da competitividade. Estando envolvido em uma rede de parceiros, é muito mais fácil que surjam oportunidades de negócio.

3 – Troca de experiências. Ao estar em contato com outros corretores é possível trocar experiências com outros corretores que estão vivenciando os mesmos desafios.

4 – Redução de custos em marketing. Atuando com parcerias, o corretor não fica tão dependente do resultado de anúncios. O que será fundamental é que ele esteja altamente conectado, por meio de celular, email e outros meios de comunicação.

Desvantagens

De forma bem sucinta, a única desvantagem que existe em fazer parcerias é ter que dividir a comissão com outros corretores. De qualquer forma, pode valer muito mais a pena ter uma parte reduzida de mais comissões do que ter 100% de nenhuma comissão.

Além dos pontos positivos e negativos, e outras questões como as que estão abaixo são muito discutidas:

  • Onde encontrar parceiros?
  • Como dividir a comissão?
  • Como proceder durante uma negociação envolvendo outro corretores?

A seguir, vamos abordar cada uma dessas questões com o objetivo de dar uma idéia mais completa sobre o assunto:

Onde encontrar parceiros?

No mercado de trabalho de de forma geral, quase sempre acabamos desenvolvendo alguma afinidade com outros colaboradores da empresa em que trabalhamos. Sendo assim, no mercado imobiliário não é diferente, para corretores que já atuaram em uma ou mais imobiliárias, os primeiros parceiros, normalmente são os corretores com quem já se atuou em conjunto ou que se desenvolveu algum laço de amizade e/ou confiança.

Outra forma comum de se conhecer parceiros é quando um corretor (com um interessado) entra em contato com outro para saber mais informações sobre um determinado imóvel e acabam fechando negócio juntos. Caso tenha corrido tudo bem durante as negociações e tenha havido alguma afinidade, é muito provável que estes façam negócio juntos novamente.

Uma forma que tem tido muito sucesso no desenvolvimento de parcerias é a funcionalidade de parcerias oferecida pelo Imobilinks.

Com ele, corretores tem a possibilidade de disponibilizar imóveis para parceria e consultar imóveis de outras imobiliárias mantendo toda segurança e sigilo das suas informações privadas.

Quando existe o interesse, com apenas um clique, é possível fazer a solicitação de parceria e dar início as negociações.

Não podemos deixar de falar que grupos de redes sociais como Linkedin e Facebook também são uma forma de encontrar parceiros de negócio.

Como funciona o comissionamento?

Existem algumas forma de se dividir a comissão. A regra primordial deste ponto é a seguinte:

“O combinado nunca sai caro”

Quando você tem a mercadoria e outro corretor tem o cliente, em geral é feito o que se chama de fifty-fifty ou cinquenta-cinquenta, sendo dividida a comissão igualmente para ambos os corretores 50% para cada um.

Outra prática comum é a 2-1-2 ou 2-2-1 que ocorre quando um corretor tem a mercadoria, outro tem um cliente e um terceiro junta essas duas pontas que provavelmente não se conheciam. Neste caso em geral as partes que tem o cliente e a mercadoria ficam cada uma com 2% de comissão e a parte que com 1% de comissão.

Como proceder durante uma negociação envolvendo outro corretores?

A regra básica é transparência e honestidade. Seja transparente com o seu cliente, ou seja, tanto o proprietário ou comprador devem ser informados de existem outros corretores envolvidos na negociação. O importante é que você esteja disponível durante todo o processo e não deixe tudo na mão do seu parceiro.

Tenha sempre em mente que a realização de parcerias é como tem uma sociedade em um negócio, portanto, escolha bem os seus parceiros e esteja sempre disponível para seus clientes. Mantenha total transparência em relação a forma como a negociação está sendo conduzida.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os artigos abaixo e descubra mais estratégias que podem te ajudar a vender mais!

Mitos e verdades de sites para imobiliárias

Automação de marketing imobiliário

Marketing imobiliário em tempos de crise

Sobre Helena D.

Designer e co-fundadora do Imobilinks - Site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias.

Veja também

9308747_orig

O que você precisa saber sobre ser corretor de imóveis?

Saiba o que é importante para quem deseja atuar nessa profissão. Você já pensou em …