Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Um Dormitório em Expansão & Outras Notas

Um Dormitório em Expansão & Outras Notas

TAXAS DE MANUTENÇÃO
Ao julgar um recurso repetitivo, no mês de março, o Superior Tribunal de Justiça alterou o posicionamento que vinha adotando, no que se refere à cobrança de taxas de manutenção nos chamados “loteamentos fechados”. Agora, todos os proprietários que não estiverem filiados às associações de moradores, estão dispensados desse pagamento. Muita polêmica pela frente.

MÚTUOS MAIS DIFÍCEIS
A Caixa Econômica Federal reduziu, a partir do dia 13 de abril, o percentual máximo financiável (LTV) de 90% para 80% do valor do imóvel, apurado por avaliação da própria CEF. Para os empréstimos feitos com base na Tabela Price, o porcentual caiu ainda mais, para 50%. A Caixa já havia anunciado também uma elevação nas taxas de juros cobradas dos seus mutuários.

PRÊMIOS NO SEGURO FIANÇA
A Porto Seguro Aluguel lançou uma campanha para premiar imobiliárias, locadores e locatários que adquirirem seu produto entre 15 de abril e 15 de julho. Para cada apólice de seguro contratado – novo ou renovado -, todas as partes envolvidas na transação recebem um número para concorrer ao sorteio de um automóvel 0 Km (inquilinos) e de uma viagem no valor de R$ 5 mil (proprietários e imobiliárias).

USADOS EM ALTA
A venda de imóveis usados cresceu em fevereiro na capital paulista, após um fraco início de ano. Esse foi o resultado apontado por pesquisa realizada pelo CRECI – São Paulo com 325 imobiliárias. O Conselho avalia que os bons ventos resultaram de uma queda de 7,47% no preço médio desses imóveis e do crescimento dos financiamentos destinados ao mercado de usados.

MAIS LOCAÇÕES
Em estudo intitulado Perfil Nacional do Comércio e Serviços Mobiliários, o Secovi carioca afirmou que o déficit habitacional brasileiro, de 5,7 milhões de moradias, deve ser solucionado também com o aumento do número de imóveis destinados à locação, que no Brasil corresponde a apenas 17% das residências – percentual muito baixo quando comparado a outros países, onde alcança 40%.

UM DORMITÓRIO EM EXPANSÃO
Outro levantamento, este do Secovi paulista, indica que a procura por apartamentos de um dormitório na região metropolitana de São Paulo, cresceu 133% em fevereiro, comparativamente com o mesmo mês de 2014; sua participação no volume total de transações realizadas, pulou de 6% para 21%. Entre 2004 e 2014, a oferta desse tipo de unidade subiu de 12% para 34%.

NÃO É SÓ NO BRASIL
Não é só no Brasil que as vendas imobiliárias sofreram uma retração, em particular no mercado de lançamentos. Segundo o Departamento de Comércio norte-americano, os negócios com imóveis novos nos EUA caíram de modo acentuado no mês de março. O total das transações ficou em 481.000 (dados anuais), representando uma forte queda de 11,4%.

CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES
Na hora de apresentar sua declaração ao Imposto de Renda, o contribuinte precisa recordar que, por força de lei, todas as administradoras de imóveis, imobiliárias, construtoras e incorporadoras passaram o exercício de 2014 informando à Receita Federal, com detalhes, as operações que realizaram, tanto no setor da compra e venda quanto na área das locações.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …

  • Olá Carlos, relevantes informações compartilhadas para o mercado imobiliário. Você poderia indicar onde posso me manter atualizado sobre elas?