Últimas Notícias
Home / Informática / Um Novo Fórum Imobiliário

Um Novo Fórum Imobiliário

O Fórum Imobiliário irá completar 5 anos agora em 2012. Ao longo desses anos, passou por algumas transformações, normalmente relacionadas com a disposição (ou a falta dela) de seus administradores em gerencia-lo. Como estamos implantando uma nova transformação, segue abaixo um pequeno histórico e a descrição das mudanças atuais:

Fórum Imobiliário 100% baseado em script de fórum – desde 2007
O Fórum era totalmente baseado no phpBB, um script para fóruns, e consistia essencialmente em criar e responder tópicos. Havia poucas funções para os usuários, porém foi uma época de grande interação entre os mesmos. Podemos afirmar que o Fórum nasceu no phpBB, até hoje distribuído gratuitamente na WEB. O desafio aqui era consolidar o Fórum como fonte segura de informações para o mercado imobiliário. Apesar da interação dos usuários, o conteúdo era muito limitado.

Fórum Imobiliário distribuindo conteúdo através do Joomla – 2009
Adota um conceito de distribuição de conteúdo, como um jornal, sem perder as funções do fórum (propriamente dito). Porém, como eram ambientes distintos, havia problemas de acesso às funções (de um ambiente para outro). Apesar da ampla flexibilidade que o ambiente Joomla dispunha, continuávamos com dificuldade para acertar uma configuração competitiva de SEO.

Fórum Imobiliário distribuindo conteúdo através do WordPress – 2010
O WordPress é certamente o mais eficaz sistema de distribuição de conteúdo da WEB, pela enorme quantidade de ferramentas de trabalho, pela facilidade em usá-las e pela enorme comunidade que o suporta.. Neste ano o Fórum Imobiliário consolidou sua posição como distribuidor de conteúdo para o mercado imobiliário.. “andando a passos largos”, contudo, prescindimos de uma estrutura (pessoas) para criar todo o volume de informação demandado. Nossas páginas são indexadas em “minutos”, mas não temos a quantidade de informação que gostaríamos de ter para fornecer aos nossos visitantes..

Formação de Grupos de UsuáriosFórum Imobiliário distribuindo conteúdo e promovendo a interação dos usuários – 2012
De volta ao conceito de comunidade, mas em grande estilo. O Fórum Imobiliário mantém a competitividade do ambiente WordPress, com todas as suas ferramentas de SEO, mas agrega a participação dos usuários através do Buddypress, que é um software para desenvolvimento de comunidades, feito especialmente para o WordPress.

Atualmente, ao acessar o Fórum Imobiliário o usuário vai perceber algumas mudanças básicas (a começar pelo layout):

  • a atividade no site não é mais exclusividade dos administradores: os usuários podem gerar conteúdo;
  • antes de se logar o usuário recebe “contatos” do site através do acompanhamento de tópicos ou grupos ou o contato de amigos. Ao se logar, o sistema “atualiza” essas notificações (se comunica com o usuário);
  • o usuário tem a liberdade de formar grupos com interesse específico e criar fóruns independentes dentro destes grupos. Por exemplo: (1) alguns corretores de imóveis podem criar um grupo para discutir o mercado imobiliário em determinada região e convidar investidores para participar do debate; (2) as pessoas podem se organizar em torno de um projeto de urbanização na cidade em que moram, etc..

Diferenças entre os usuários
O Fórum Imobiliário nunca tratou todos os usuários “da mesma forma”, ainda que todos tenham as mesmas oportunidades. usuários mais ativos são premiados com funções extras. Por exemplo:

  • usuários com mais de 70 pontos no Intense Debate tem os comentários aprovados automaticamente;
  • existem atualmente os seguintes tipos de usuários: assinante, colaborador, autor, editor e administrador. A partir da condição de “colaborador” é possível ao usuário escrever seus próprios artigos no Fórum (mas não pode publicá-los). usuários “editores” podem publicar, alterar e apagar qualquer artigo..
  • usuários classificados como “autores” (e daí em diante) recebem uma poderosa ferramenta para auxiliá-los na criação de grupos. Esses perfis não são automáticos. Se você publica artigos no Fórum, requeira sua classificação como “autor” no Grupo Secretaria.

Como alguns grupos tem uma tendência a se tornarem muito grandes, eu já os separei para um controle do administrador do site, indicando apenas alguns usuários como moderadores. Os grupos criados nesta condição são:

Existem centenas de novas funções. A medida em que forem surgindo dúvidas, poste lá no grupo “Secretaria“, ok?

Sobre Administrador

Veja também

Converter Clientes

Como converter clientes nos negócios imobiliários

Quando o corretor compreender o comportamento e os motivos que levam o interessado a efetuar …