Últimas Notícias
Home / Mercado / Um Trilhão de Dólares & Outras Notas

Um Trilhão de Dólares & Outras Notas

SÓ VALE PARA UM
Quem estiver pensando em corrigir monetariamente o preço de um imóvel vendido para reduzir o lucro imobiliário, cuidado. A legislação não permite a atualização do valor originalmente pago, nem de qualquer quantia empregada em reformas. Muito justo – desde que o governo também não pudesse corrigir os impostos cobrados dos cidadãos.

BELEZA É O QUE IMPORTA
De acordo com um estudo da IEMI Inteligência de Mercado, 41,1% dos compradores dão mais importância à beleza do que à qualidade de um móvel. Dá para se dizer que essa é uma característica do ser humano e que muitas vezes comportamento semelhante pode ser observado no mercado imobiliário. No Brasil, principalmente, a maioria dos consumidores compra com os olhos.

REGISTRO DE IMÓVEIS ON LINE
Válida inicialmente apenas para o estado de São Paulo, a Serasa Experian lançou a consulta on line para todos os cartórios de registro de imóveis. O ingresso será feito através da internet e permitirá o acesso a toda a base de dados, inclusive para fins de expedição de certidões das matrículas. Não há previsão da extensão desse serviço aos demais estados.

REFORMA DA CASA
Boa notícia para as lojas de materiais de construção e para os profissionais que trabalham na área: pesquisa encomendada pela Fecomércio do Rio de Janeiro, detectou que 23% das pessoas ouvidas, das classes AB e C, têm como maior prioridade, em 2013, a reforma da sua casa. O preço e a qualidade dos materiais são os itens que mais influenciam, respectivamente, no momento da compra.

FEIRÃO DO SERVIDOR
O pessoal tem feito de tudo para vender. No último final de semana foi realizado, em Salvador, o Feirão do Servidor, cujo foco foram os funcionários públicos baianos. Quem comprou durante o evento, ganhou até R$ 15 mil de desconto, isenção do imposto de transmissão e descontos de 100% nas 6 primeiras prestações do financiamento habitacional, dos 6 primeiros meses de condomínio e das 6 primeiras contas de luz.

PRÓS E CONTRA OS USADOS
Se quase tudo tem um pró e um contra, com os imóveis usados não poderia ser diferente. Segundo a revista Época, a favor existe o fato do comprador poder visualizar o que está comprando, a possibilidade de barganhar um bom preço e menores gastos com equipamentos acessórios; contra: normalmente há mais despesas com manutenção, condomínios mais caros e menores áreas.

IPTU VERDE
O município de São Vicente, no litoral de São Paulo, inaugurou a era do imposto predial e territorial “verde”. Quem adotar medidas sustentáveis na construção ou na reforma de um imóvel, pagará menos IPTU. A utilização de tijolo ecológico, o plantio de árvore na calçada, o uso de fontes de energia renováveis e o reuso da água estão entre as medidas que autorizam o desconto.

UM TRILHÃO DE DÓLARES
Segundo o Atlas Internacional de Investimentos, esse é o volume de dinheiro que irá girar no setor imobiliário internacional em 2013, com o retorno dos investidores às compras. Se as expectativas se concretizarem, haverá um crescimento de 14% desse mercado e a desconfiança mundial gerada pela crise imobiliária ocorrida nos EUA em 2008 ficará definitivamente para trás.

SABENDO DE TUDO
Mesmo as operações imobiliárias realizadas por instrumentos particulares ou não registradas nos cartórios de imóveis, devem ser declaradas à Receita Federal. Aí se incluem os “contratos de gaveta”, as escrituras de posse e as construções particulares em geral. As dívidas que se originarem dessas transações, também precisam ser informadas na Declaração de Bens do contribuinte.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (veja mais comentários no Site e no Facebook)

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …