Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Valorize seu Imóvel Usado & Outras Notas

Valorize seu Imóvel Usado & Outras Notas

“APERTAMENTOS” DE 14 METROS QUADRADOS
Foi por volta de 2012 que as incorporadoras entraram no mercado dos mini-apartamentos – unidades menores que uma quitinete. De lá para cá, a redução só se acentuou. Agora, em novembro, está para ser lançado em São Paulo aquele que deve ser o menor “apertamento” do País, com 14 m² (algo como 4,0 m x 3,5 m), por preço inferior ao de um automóvel de luxo: R$ 89.000,00.

AUMENTE O TAMANHO DO SEU BANHEIRO
Seu banheiro é daqueles pequenos? Então, espelhos nele – e quanto maiores, melhor. Prateleiras também são uma ótima saída, pois cabem em qualquer espaço e permitem organizar suas coisas. Armários embutidos, além de também servirem para a colocação de espelhos, escondem qualquer bagunça. E os nichos, apesar de serem mais decorativos, ocupam pouco espaço.

ESPAÇO PET EM CONDOMÍNIOS
Pesquisas mostram que metade dos apartamentos existentes no país, acolhem algum animal de estimação. Em função disso, muitos condomínios estão criando espaços especiais, destinados a abrigar a bicharada durante a ausência dos donos. Os veterinários aconselham que esses locais tenham ao menos 50 m² e fiquem longe das áreas de circulação de pessoas.

VALORIZE SEU IMÓVEL USADO
Os proprietários de imóveis usados postos à venda, que competem com uma enorme quantidade de novos em oferta no mercado, não podem se esquecer de uma regra básica: estragos desvalorizam. Substituir azulejos danificados, consertar rachaduras, tapar furos, eliminar vazamentos, repintar paredes são providências indispensáveis a quem quiser encontrar compradores.

SEGURANÇA JURÍDICA – QUEM SE LEMBRA?
Em julgamento há pouco realizado, o Superior Tribunal de Justiça confirmou que a falta de registro de uma transação no Cartório de Imóveis, não impede o novo dono de bloquear a penhora do bem por credores do antigo proprietário. Ou seja, a certidão expedida pelo Registro Imobiliário não vale mais como prova que um imóvel realmente pertence à pessoa cujo nome consta na respectiva matrícula. Alguém se recorda da expressão “segurança jurídica”?

LUXO À VENDA POR R$ 80 MILHÕES
A Imóvel A, boutique de imóveis de luxo do Grupo Lopes, lançou o catálogo Luxury Homes 2016, que traz à venda os imóveis mais desejados de São Paulo a Miami. São mais de 100 residências, incluindo a mansão do playboy paulista Chiquinho Scarpa, construída em estilo clássico, num terreno com 4.000 m². A casa conta com uma grande piscina, um amplo jardim e 20 vagas para estacionamento.

FISCALIZAÇÃO DIRETA DA OBRA
A grande maioria dos compradores de imóveis na planta ou em construção, ainda desconhece seu direito de vigiar o andamento das obras. Isso pode ser feito por meio de uma comissão de representantes, escolhida pelos próprios adquirentes, que fica encarregada de representá-los perante a empresa incorporadora. Uma maneira eficaz de resolver problemas por antecipação.

POR UM DEVER DE OFÍCIO
O corretor que não estiver a par de todos os detalhes envolvendo um imóvel negociado, corre o risco de ser responsabilizado caso, no futuro, surja algum problema preexistente à venda, não comunicado ao comprador. De fato, a lei diz que o intermediário não pode alegar desconhecimento de qualquer questão que, por dever de ofício, deva ter ciência.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

MINHA CASA, MINHA VIDA TEM NOVAS REGRAS A Portaria nº 160 do Ministério das Cidades …