Últimas Notícias
Home / Mercado / Voto de Inquilino & Outras Notas

Voto de Inquilino & Outras Notas

Pode o inquilino votarDIVERSIDADES
Em dezesseis metrópoles brasileiras, o preço médio dos imóveis anunciados na internet subiu 0,90% no mês de fevereiro – a mesma alta de janeiro. Todavia, em cinco outras cidades grandes (Recife, Brasília, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André), os preços aumentaram menos do que a inflação.

BB REDUZ TAXAS
Buscando aumentar sua fatia no crédito imobiliário, o Banco do Brasil reduziu os juros cobrados nos empréstimos pessoais garantidos por imóveis residenciais, de 1,45% para 1,20% ao mês. Nesse tipo de mútuo, o tomador pode usar os recursos obtidos como melhor lhe convier, não necessariamente no mercado imobiliário. O BB quer emprestar R$ 700 milhões em 2013.

INQUILINO PODE VOTAR?
Volta e meia ressurge o debate envolvendo a questão do voto do inquilino em assuntos condominiais. Resumindo: apenas se o locador-condômino não comparecer a uma assembleia, o locatário poderá votar – e só em proposições que digam respeito às despesas ordinárias; mas se o locatário é o procurador do locador, ele poderá votar em todos os temas que o mandato autorizar.

BOAS VENDAS
É consenso no mercado que a queda dos juros nos mútuos habitacionais está incentivando a compra de imóveis, principalmente por parte daqueles que estão adquirindo a casa própria. Os preços estáveis e as vantagens que as construtoras estão oferecendo aos consumidores, também ajudam a entender porque as vendas estão em ascensão neste primeiro trimestre.

NOVO APP DA TECNISA
Para facilitar a venda dos seus imóveis, a Tecnisa lançou um novo aplicativo no mercado, compatível com tablets que utilizam os sistemas iOs e Android. O app traça rotas para os usuários encontrarem mais facilmente os endereços dos imóveis e permite que os interessados façam comparações entre os empreendimentos da empresa e dos seus concorrentes.

À MODA ANTIGA
É incrível, mas alguns operadores do mercado imobiliário ainda anunciam seus imóveis à moda antiga. Isso significa prestar pouca atenção à comunicação visual, não informar o preço nem eventuais condições de pagamento e divulgar a localização apenas citando o bairro. Há, também, é claro, os que não divulgam seu e-mail. Alô pessoal, é renovar ou morrer.

IR – VENDA DE IMÓVEIS ANTIGOS
Todo o lucro obtido com a venda de um imóvel adquirido até 1969, está totalmente isento do pagamento de imposto de renda. Para os imóveis adquiridos entre 1970 e 1988, existe uma tabela progressiva de descontos, que começa em 95% e acaba em 5%. Já para os imóveis adquiridos a partir de 1º de janeiro de 1989, não há nenhum tipo de redução.

IR – DEDUÇÕES EM ALUGUÉIS
Os seguintes gastos podem ser deduzidos dos aluguéis brutos recebidos pelos locadores, desde que não tenham sido reembolsados pelos locatários: taxas e impostos (apenas os incidentes sobre o imóvel que produziu os rendimentos); despesas pagas para a cobrança ou recebimento dos aluguéis; despesas de condomínio; e, se for o caso, o aluguel pago pela locação de imóvel sublocado.

IR – DECLARAÇÃO NA COMPRA
Como lucro imobiliário é a diferença entre o preço da compra e o da venda, é preciso estar esperto na hora de declarar o custo de aquisição de um imóvel. Isso porque a Receita Federal admite que sejam incorporados ao preço itens como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), os juros de mútuo habitacional e taxas de corretagem pagas pelo comprador.

.

Carlos Alceu Machado
Rua Bento Gonçalves, 484, conjunto 12 – 2º andar
CEP 99010-012 – Passo Fundo/RS (54) 3311-3888
Facebook  Twitter   Email

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …